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Avançada


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Título: VISÃO DA TERAPIA COGNITIVA (TC) NA PRÁTICA CLÍNICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES AUTISTAS NÍVEL I
Autor: ANTONIA MEIRELLES DE PAULA MACHADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71009
Catalogação:  13/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71009&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71009

Resumo:
A Teoria Cognitivo-Comportamental (TCC) parece ser uma abordagem eficaz no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) com crianças e adolescentes, visando desenvolver habilidades e melhorar a qualidade de vida do paciente e sua família. Os métodos com base em evidência mais estudados são ABA e TEACCH, porém eles parecem ser mais adequados para os casos graves. O objetivo do estudo foi apresentar alternativas de tratamento para os casos mais leves de TEA nível 1, usando referencial da terapia beckiana. O método utilizado foi uma revisão da literatura. Os modelos de intervenção encontrados propõem uso da psicoeducação sobre o modelo cognitivo, reestruturação cognitiva e treino de habilidades sociais com ênfase no treino de leitura de contexto, usando recursos visuais e role-play. Os desafios para o sucesso terapêutico destes modelos parecem estar relacionados a pluralidade de apresentações que o quadro do TEA pode ter e na demora para se fechar o diagnóstico.

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