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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: VISÃO DA TERAPIA COGNITIVA (TC) NA PRÁTICA CLÍNICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES AUTISTAS NÍVEL I Autor: ANTONIA MEIRELLES DE PAULA MACHADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71009
Catalogação: 13/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71009&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71009
Resumo:
Título: VISÃO DA TERAPIA COGNITIVA (TC) NA PRÁTICA CLÍNICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES AUTISTAS NÍVEL I Autor: ANTONIA MEIRELLES DE PAULA MACHADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71009
Catalogação: 13/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71009&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71009
Resumo:
A Teoria Cognitivo-Comportamental (TCC) parece ser uma abordagem eficaz no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) com crianças e adolescentes, visando desenvolver habilidades e melhorar a qualidade de vida do paciente e sua família. Os métodos com base em evidência mais estudados são ABA e TEACCH, porém eles parecem ser mais adequados para os casos graves. O objetivo do estudo foi apresentar alternativas de tratamento para os casos mais leves de TEA nível 1, usando referencial da terapia beckiana. O método utilizado foi uma revisão da literatura. Os modelos de intervenção encontrados propõem uso da psicoeducação sobre o modelo cognitivo, reestruturação cognitiva e treino de habilidades sociais com ênfase no treino de leitura de contexto, usando recursos visuais e role-play. Os desafios para o sucesso terapêutico destes modelos parecem estar relacionados a pluralidade de apresentações que o quadro do TEA pode ter e na demora para se fechar o diagnóstico.
Descrição | Arquivo |
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