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Título: HAMLETS, OFÉLIAS E A CRUEL DANÇA ENTRE A LOUCURA E A PERICULOSIDADE: UMA CRÍTICA AOS MANICÔMIOS JUDICIÁRIOS
Autor: DANIELA VELLOSO ARRAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71006
Catalogação:  13/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71006&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71006

Resumo:
A presente monografia se propõe a traçar um diálogo entre os conceitos de periculosidade e loucura buscando encontrar as convergências entre a lógica punitivista e a lógica manicomial, sendo o manicômio judiciário o local mais evidente desse encontro. Dito isso, a principal proposta do texto é analisar de forma crítica a função social implícita nas lógicas mencionadas e suas semelhanças, identificando os sujeitos que vivenciam a rotina do manicômio judiciário. Nesse contexto, o documentário Casa dos Mortos (2009), de Débora Diniz, além da literatura mais conhecida sobre a Reforma Psiquiátrica e sua atualização são a referência utilizada para ilustrar essa realidade. Por fim, é feita uma breve análise dos avanços legais pelo fim dos manicômios judiciários, até 2023. Algumas considerações sobre o devido processo de desinstitucionalização dos custodiados são feitas no sentido que siga acontecendo.

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