XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA REVISÃO DE LITERATURA Autor: MARCOS POCKSTALLER PERRET
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JAQUELINE DE CARVALHO RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71004
Catalogação: 13/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71004&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71004
Resumo:
Título: A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA REVISÃO DE LITERATURA Autor: MARCOS POCKSTALLER PERRET
Nº do Conteudo: 71004
Catalogação: 13/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71004&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71004
Resumo:
O presente estudo teve como objetivo analisar as barreiras enfrentadas pelo aluno surdo no Ensino Superior no Brasil. A metodologia utilizada foi uma revisão da literatura, através da qual foram selecionados cinco artigos que abordam o tema. Os resultados apontaram que para o ingresso do aluno surdo no Ensino Superior ser efetivado, é fundamental que o processo de seleção seja adaptado para as suas especificidades e que, o intérprete de Libras o acompanhe durante essa etapa. A respeito do processo de aprendizagem, o despreparo por parte dos docentes e o não reconhecimento da Libras como primeira língua do surdo, são algumas das barreiras mais significativas. É notória a necessidade de repensar estratégias que atendam às demandas da comunidade surda, no tocante à inclusão no ambiente universitário brasileiro.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |