XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ADOLESCÊNCIAS PANDÊMICAS: REESCREVENDO HISTÓRIAS DE UM TRAUMA COLETIVO Autor: MONIKA LEIBOLD
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREA SEIXAS MAGALHAES - ORIENTADOR
MARIANA GOUVÊA DE MATOS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70980
Catalogação: 12/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70980&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70980
Resumo:
Título: ADOLESCÊNCIAS PANDÊMICAS: REESCREVENDO HISTÓRIAS DE UM TRAUMA COLETIVO Autor: MONIKA LEIBOLD
MARIANA GOUVÊA DE MATOS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70980
Catalogação: 12/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70980&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70980
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar os impactos da pandemia de COVID-19
na saúde emocional dos adolescentes, que constituem um dos grupos mais afetados,
sobretudo, pelas repentinas medidas de isolamento e afastamento social, que se fizeram
necessárias diante dos graves riscos de contágio e da falta de conhecimento acerca da
doença. A partir de uma perspectiva sistêmica, discute-se, inicialmente, o processo de
construção social do conceito de adolescência e os desafios atuais vivenciados por
famílias com filhos adolescentes. Em seguida, investiga-se o sofrimento vivenciado por
jovens durante a pandemia. Por fim, este trabalho visa apresentar as principais ideias da
terapia narrativa desenvolvida por Michael White e David Epston, enfocando a abordagem
narrativa ao trauma e as práticas narrativas coletivas. Nesse sentido, pretende-se
apresentar, brevemente, a metodologia narrativa Pensando Coletivamente sobre um
Problema Coletivo, desenvolvida para trabalhar com adolescentes em situação de
vulnerabilidade social no Brasil durante a pandemia.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |