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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS EM COMUNIDADES EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ECOLÓGICA Autor: EVANIA DE PAULA MUNIZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70979
Catalogação: 12/06/2025 Liberação: 12/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70979&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70979&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70979
Resumo:
Título: RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS EM COMUNIDADES EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ECOLÓGICA Autor: EVANIA DE PAULA MUNIZ
Nº do Conteudo: 70979
Catalogação: 12/06/2025 Liberação: 12/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70979&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70979&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70979
Resumo:
Atravessamos um período de insegurança, mudanças e incertezas, no qual
precisamos mais do nunca voltarmos a atenção ao bem-estar individual e coletivo,
para lidarmos com as consequências dos últimos anos de pandemia e o agravamento
de crises no campo climático, social e político. Para tanto, a pesquisa aqui
documentada investiu na ressignificação de espaços ociosos em áreas periféricas,
tendo como campo a comunidade do Vidigal e a experiência docente numa escola
municipal da Zona Oeste, ambas no Rio de Janeiro. Através da produção de hortas,
jardins, áreas de convivência e práticas pedagógico ecológicas, levamos aos
moradores destas localidades segurança alimentar, autocuidado e atividades de
lazer. Tais transformações oportunizou às famílias que tivessem outras opções
nutricionais em seu cotidiano, o contato com aprendizados ancestrais, além do
aprofundamento de laços afetivos com seus territórios. Saberes latentes nas
comunidades, mas que não são postos em prática devido ao modo de vida acelerado
e agressivo que a cidade impõe. Buscamos apoio em autores como o biólogo
Edward Wilson e sua obra Biofilia (1984) e Yi-Fu Tuan com Espaço e lugar (1983)
para pensar as relações entre sujeito e natureza; vozes de pesquisadores da PUC
Rio colaboraram com a premissa do design em parceria, cujo foco é a
horizontalidade e o fazer com para uma construção real e eficaz; no campo da
sustentabilidade, trouxemos Ezio Manzini com Design para a inovação social e
sustentabilidade (2008), que nos apoiou quanto à ressignificação de espaços e bem
estar comunitário; Alberto Acosta, com O bem viver: uma oportunidade para
imaginar outros mundos (2016), e Victor Papanek em Design para o mundo real
(2014[1971]) como estimuladores desse discurso. Com esses autores, dialogamos
sobre um viver focado em inclusão, sustentabilidade e renovação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |