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Título: RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS EM COMUNIDADES EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ECOLÓGICA
Autor: EVANIA DE PAULA MUNIZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70979
Catalogação:  12/06/2025 Liberação: 12/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70979&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70979&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70979

Resumo:
Atravessamos um período de insegurança, mudanças e incertezas, no qual precisamos mais do nunca voltarmos a atenção ao bem-estar individual e coletivo, para lidarmos com as consequências dos últimos anos de pandemia e o agravamento de crises no campo climático, social e político. Para tanto, a pesquisa aqui documentada investiu na ressignificação de espaços ociosos em áreas periféricas, tendo como campo a comunidade do Vidigal e a experiência docente numa escola municipal da Zona Oeste, ambas no Rio de Janeiro. Através da produção de hortas, jardins, áreas de convivência e práticas pedagógico ecológicas, levamos aos moradores destas localidades segurança alimentar, autocuidado e atividades de lazer. Tais transformações oportunizou às famílias que tivessem outras opções nutricionais em seu cotidiano, o contato com aprendizados ancestrais, além do aprofundamento de laços afetivos com seus territórios. Saberes latentes nas comunidades, mas que não são postos em prática devido ao modo de vida acelerado e agressivo que a cidade impõe. Buscamos apoio em autores como o biólogo Edward Wilson e sua obra Biofilia (1984) e Yi-Fu Tuan com Espaço e lugar (1983) para pensar as relações entre sujeito e natureza; vozes de pesquisadores da PUC Rio colaboraram com a premissa do design em parceria, cujo foco é a horizontalidade e o fazer com para uma construção real e eficaz; no campo da sustentabilidade, trouxemos Ezio Manzini com Design para a inovação social e sustentabilidade (2008), que nos apoiou quanto à ressignificação de espaços e bem estar comunitário; Alberto Acosta, com O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos (2016), e Victor Papanek em Design para o mundo real (2014[1971]) como estimuladores desse discurso. Com esses autores, dialogamos sobre um viver focado em inclusão, sustentabilidade e renovação.

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