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Coleção Digital
Título: A NECESSIDADE DE PERTENCIMENTO COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS Autor: PEDRO ARTUR SA DOS REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PATRICIA PINHEIRO BADO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70975
Catalogação: 12/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70975&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70975
Resumo:
Título: A NECESSIDADE DE PERTENCIMENTO COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS Autor: PEDRO ARTUR SA DOS REIS
Nº do Conteudo: 70975
Catalogação: 12/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70975&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70975
Resumo:
Este trabalho se propôs a investigar a necessidade de pertencimento e seu impacto na
neurofisiologia e emoções humanas, ressaltando sua importância nas relações sociais para
o bem-estar emocional e cognitivo. A partir de uma análise evolutiva e das bases
neurocientíficas do pertencimento, examinamos como a construção de laços sociais
positivos influencia o comportamento e o desenvolvimento humano. Além disso,
revisamos intervenções educacionais que tiveram como um dos seus objetivos fomentar
o sentimento de pertencimento entre os jovens, destacando suas contribuições para a
melhoria do clima escolar e da saúde emocional. Este estudo sugere que o estímulo do
pertencimento através de intervenções psicossociais pode ser um recurso fácil de replicar
e de baixo custo, visando a promoção de um clima escolar saudável nas instituições de
ensino.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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