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Avançada


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Título: A NECESSIDADE DE PERTENCIMENTO COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS
Autor: PEDRO ARTUR SA DOS REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA PINHEIRO BADO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70975
Catalogação:  12/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70975&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70975

Resumo:
Este trabalho se propôs a investigar a necessidade de pertencimento e seu impacto na neurofisiologia e emoções humanas, ressaltando sua importância nas relações sociais para o bem-estar emocional e cognitivo. A partir de uma análise evolutiva e das bases neurocientíficas do pertencimento, examinamos como a construção de laços sociais positivos influencia o comportamento e o desenvolvimento humano. Além disso, revisamos intervenções educacionais que tiveram como um dos seus objetivos fomentar o sentimento de pertencimento entre os jovens, destacando suas contribuições para a melhoria do clima escolar e da saúde emocional. Este estudo sugere que o estímulo do pertencimento através de intervenções psicossociais pode ser um recurso fácil de replicar e de baixo custo, visando a promoção de um clima escolar saudável nas instituições de ensino.

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