XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS: RESULTADOS DE EFICÁCIA, LIMITAÇÕES E POSSÍVEIS SOLUÇÕES Autor: CLARA SUAREZ DIEGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RENATA BARBOZA VIANNA MEDEIROS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70967
Catalogação: 12/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70967&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70967
Resumo:
Título: A APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL NO CONTEXTO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS: RESULTADOS DE EFICÁCIA, LIMITAÇÕES E POSSÍVEIS SOLUÇÕES Autor: CLARA SUAREZ DIEGUES
Nº do Conteudo: 70967
Catalogação: 12/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70967&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70967
Resumo:
O presente trabalho buscou investigar o que há descrito na literatura científica acerca da
Aprendizagem Socioemocional (ASE) no contexto das escolas brasileiras, assim como
discutir possíveis soluções para os problemas encontrados. Realizou-se pesquisa bibliográfica
nas plataformas Google Acadêmico, Scielo, PubMed e APA PsycNet, além de materiais
oficiais de organizações internacionais e institutos de pesquisa nacionais. Como introdução
geral ao tema, foram apresentadas as etapas do Desenvolvimento Psicossocial na infância e
adolescência, as principais Competências Socioemocionais, o histórico da Aprendizagem
Socioemocional e os resultados de eficácia que apoiam a implementação da ASE nas escolas
ao redor do mundo. Para compreensão do contexto brasileiro, foram levantados dados
socioeconômicos, de violência, educação e saúde mental, assim como a legislação referente à
ASE no país. Estudos referentes à aplicação do Programa Compasso Socioemocional em
escolas públicas do Rio de Janeiro apontaram para efeitos majoritariamente nulos sobre as
competências socioemocionais dos estudantes. Dentre as explicações sugeridas pelos autores,
estão os desafios de implementação e o desencontro entre o currículo do programa e as reais
necessidades dos alunos, achados comuns em países de baixa renda. Possíveis soluções para a
adaptação responsiva da ASE ao contexto brasileiro foram discutidas, como o uso de
atividades específicas flexíveis, a introdução de estratégias para lidar com a exposição ao
trauma e à violência e o investimento na melhoria do clima escolar. Novas pesquisas são
necessárias para contribuir com este vasto campo ainda em desenvolvimento.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |