XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LENDO O MUNDO, SENTINDO AS PALAVRAS: CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA PARA O DESNVOLVIMENTO EMOCIONAL Autor: VICTORIA PEREZ OUGHTON
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70964
Catalogação: 12/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70964&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70964
Resumo:
Título: LENDO O MUNDO, SENTINDO AS PALAVRAS: CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA PARA O DESNVOLVIMENTO EMOCIONAL Autor: VICTORIA PEREZ OUGHTON
Nº do Conteudo: 70964
Catalogação: 12/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70964&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70964
Resumo:
Nas últimas décadas, pesquisas na área da psicologia e educação têm se debruçado sobre a importância de um currículo que aborde competências socioemocionais. Diversas práticas educacionais vêm sendo exploradas em vista de compreender seu impacto no desenvolvimento de competências emocionais. Nesse contexto, o presente estudo teórico busca compreender a relação entre a leitura de ficção e as competências emocionais, tanto no ambiente doméstico quanto no ambiente escolar, através de uma revisão bibliográfica. Descobriu-se, com base em pesquisa internacionais, que a leitura de textos ficcionais tem apresentado diversos benefícios no desenvolvimento dos diferentes aspectos das competências emocionais, como por exemplo, a leitura de livros ilustrados auxilia no reconhecimento de expressões faciais das emoções, bem como na aquisição de novas estratégias de regulação
emocional, além de ser consolidada como prática que influencia diretamente no desenvolvimento da empatia, em diferentes faixas etárias. Desse modo, explorar a relação entre essas duas áreas apresenta-se como um terreno fértil, que pode trazer relevantes contribuições práticas para o dia a dia de pais e educadores.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |