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Título: A IDENTIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO RELACIONAMENTO ENTRE CERVEJARIAS NACIONAIS E SEUS CLIENTES VALIOSOS: UMA VISÃO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
Autor: PAULA DE SOUZA LIMA FILARDI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO RENATO DE SOUZA COELHO BENAZZI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70909
Catalogação:  11/06/2025 Liberação: 11/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70909&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70909&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70909

Resumo:
O presente trabalho se concentra no marketing de relacionamento das indústrias cervejeiras que atuam em solo brasileiro, investigando como as empresas identificam, segmentam e mantem relacionamentos estratégicos com os clientes, sendo esses, pontos de venda. A avaliação se baseia no modelo IDIC (Identificação, Diferenciação, Interação e Personalização) e no framework GET, KEEP, GROW, que direcionam táticas do marketing de relacionamento e valorização de clientes com base em seu valor e comportamento. A segmentação é crucial, pois possibilita a personalização das estratégias de acordo com as demandas de cada perfil de cliente. Com essa estratégia, as cervejarias têm a capacidade de aumentar sua competitividade, ampliar sua base e promover um desenvolvimento sustentável.

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