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Coleção Digital
Título: EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL: O IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE A EVASÃO Autor: VICTOR MONTEIRO BARBOSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCIO GOLD FIRMO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70870
Catalogação: 10/06/2025 Liberação: 10/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70870&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70870
Resumo:
Título: EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL: O IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE A EVASÃO Autor: VICTOR MONTEIRO BARBOSA
Nº do Conteudo: 70870
Catalogação: 10/06/2025 Liberação: 10/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70870&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70870
Resumo:
Este trabalho utilizou o método de controle sintético para calcular o impacto que duas políticas públicas de combate a evasão escolar, realizadas uma em Alagoas e outra em Goiás, tiveram na taxa de abandono no Ensino Médio dos respectivos estados. Resultados preliminares apontam que os programas conseguiram reduzir a taxa de abandono escolar nos dois estados, sugerindo que políticas de políticas de auxílio mensal e bolsa por conclusão de série, ou do próprio Ensino Médio, podem ser efetivos para o combate a evasão e abandono escolar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |