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Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO, SUA RELAÇÃO COM ECONOMIA COMPORTAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Autor: ANTONIO SAICALI MONTANHA ALVES CORREA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FRANCISCO EDUARDO DE LUNA E ALMEIDA SANTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70814
Catalogação: 09/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70814&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70814
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO, SUA RELAÇÃO COM ECONOMIA COMPORTAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Autor: ANTONIO SAICALI MONTANHA ALVES CORREA
Nº do Conteudo: 70814
Catalogação: 09/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70814&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70814
Resumo:
Esta monografia investiga a relação entre educação, economia comportamental e desenvolvimento econômico, destacando como a qualidade educacional impacta a produtividade e a estabilidade econômica de um país. Partindo da análise de dados do PISA, demonstro que o Brasil apresenta desigualdades educacionais significativas, com alunos de classes socioeconômicas mais altas obtendo melhores resultados, enquanto os mais pobres permanecem em desvantagem. Além disso, comparo o desempenho brasileiro com a média da OCDE, evidenciando um atraso histórico na expansão educacional do país, que contribui para a persistência de desigualdades salariais e baixo crescimento econômico.
Utilizando modelos econômicos, como o de Solow, e insights da economia comportamental, mostro como a educação fortalece a capacidade racional dos indivíduos, reduzindo decisões financeiras impulsivas e promovendo maior eficiência no uso de recursos. Dados empíricos revelam que um aumento de 1% na matrícula no ensino superior eleva em 0,06 por cento o PIB por pessoa empregada, reforçando a importância de investimentos em educação para o desenvolvimento econômico.
Por fim, destaco casos como o de Israel, onde políticas educacionais robustas transformaram o país em um polo de inovação, contrastando com a realidade brasileira. Concluo que a educação é um pilar essencial para reduzir desigualdades e impulsionar o crescimento, mas que sua negligência no Brasil tem perpetuado problemas estruturais. A monografia defende a priorização de políticas educacionais como caminho para uma economia mais próspera e equitativa.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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