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Título: VIÉSES COMPORTAMENTAIS: EXPLICANDO O CRESCIMENTO DE EXAMES E CONSULTAS POR BENEFICIÁRIO NO SETOR PRIVADO DE SAÚDE BRASILEIRO PÓS COVID
Autor: JULIA POUGY DE CAMARGO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SHEILA NAJBERG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70810
Catalogação:  09/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70810&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70810

Resumo:
A monografia busca explicar as causas do aumento de exames e consultas por beneficiários no Brasil depois da pandemia Covid-19. Serão usados dados para complementar a tese consensual de que estamos diante de um backlog causado pelo esgotamento de exames eletivos e consultas rotineiras represadas pelo coronavírus. Trago a hipótese de que houve uma mudança comportamental na percepção do brasileiro sobre a saúde, e proponho dois viéses comportamentais que possam justificar tal mudança: a heurística de disponibilidade e o viés da aversão à perda. Através de uma pesquisa de campo com perguntas selecionadas, foi possível confirmar essa hipótese dentro do grupo amostral. Participantes com familiares ou conhecidos que foram contaminados, se preocupam mais com a saúde quanto pior foram os sintomas experienciados pelos terceiros. Para esses participantes, experiências negativas vivenciadas durante a pandemia foram extremamente marcantes, e por serem recentes, geraram maior impacto na memória e na percepção da probabilidade na qual podem se repetir. Além disso, concluo que essa mudança comportamental se apresenta de forma mais acentuada dentre os mais jovens, o que explicaria a falha na previsão de demanda por parte das operadoras de saúde, posto que o aumento na preocupação com a saúde estaria vindo da faixa-etária que pouco utilizava o sistema de assistência médico-hospitalar.

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