$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: LAGS NOS MECANISMOS DE TRANSMISSÃO DA POLÍTICA MONETÁRIA: O CASO BRASILEIRO
Autor: JULIA FIGUEIREDO DE ABREU
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  YVAN PIERRE BECARD - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70808
Catalogação:  09/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70808&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70808

Resumo:
A relação entre a taxa de juros e as variáveis macroeconômicas que o Banco Central busca atingir em ciclos de afrouxamento ou aperto monetário pode ser complexa de se modelar. É bastante vasta a literatura que busca estudar a relação entre a taxa básica de juros e a inflação. Esse documento introduz uma análise dos mecanismos de transmissão da política monetária no Brasil. Após uma abordagem teórica dos principais canais de transmissão, busquei estimar o lag entre o aumento da taxa de juros e o seu efeito negativo sobre o hiato do produto e a inflação. Para isso, usei um VAR com a relação entre as três variáveis citadas. Como resultado, observa-se que é possível encontrar, de fato, evidências nos dados que choques positivos de política monetária têm impacto negativo sobre a inflação e o hiato do produto no médio prazo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui