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Título: ANÁLISE COMPARATIVA DA ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DE SAÚDE: DISPOSITIVOS VESTÍVEIS, TELEMEDICINA E APLICATIVOS MÓVEIS
Autor: ANDRE LUIZ PARREIRAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70750
Catalogação:  05/06/2025 Liberação: 05/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70750&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70750&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70750

Resumo:
Os avanços nas tecnologias de informação de saúde permitiram que prestadores de serviços de saúde e profissionais da saúde incorporassem diversas tecnologias no atendimento a seus pacientes e na prestação de serviços. Essas tecnologias foram implementadas com variados níveis de aceitação. Esta pesquisa tem como objetivo comparar os fatores confiança e autoeficácia que influenciam as atitudes dos consumidores em relação à adoção de três tecnologias de informação de saúde. Utilizou-se o Modelo de Aceitação Tecnológica (TAM), consagrado por pesquisadores, acrescentando dois constructos: confiança e autoeficácia. O modelo foi testado com três tecnologias: dispositivos vestiveis (wearables), telessaúde (telehealth) e aplicativos de saúde (mHealth). Os dados foram coletados de três bases de respondentes, utilizando o mesmo modelo, e analisados por meio de modelagem de equações estruturais multigrupo. Os resultados das análises fornecem fortes evidências de que a confiação e autoeficácia influenciam as atitudes em relação a intenção de uso de cada uma dessas tecnologias, indicando que existe variação na adoção de cada uma dessas tecnologias. As limitações da pesquisa residem nas tecnologias aplicadas ao setor de saúde e não podem ser generalizadas para outros segmentos do mercado. A aplicação desta pesquisa pode auxiliar prestadores de serviços médicos, pacientes e profissionais de marketing a enfrentar questões críticas relacionadas ao uso dessas tecnologias.

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