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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DO BALÉ À BOLA: JORNALISMO E ENTRETENIMENTO NO FANTÁSTICO Autor: RENATO NOGUEIRA NETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TATIANA SICILIANO (TATIANA OLIVEIRA SICILIANO) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70744
Catalogação: 05/06/2025 Liberação: 05/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70744&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70744&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70744
Resumo:
Título: DO BALÉ À BOLA: JORNALISMO E ENTRETENIMENTO NO FANTÁSTICO Autor: RENATO NOGUEIRA NETO
Nº do Conteudo: 70744
Catalogação: 05/06/2025 Liberação: 05/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70744&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70744&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70744
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o processo de produção do Fantástico
(TV Globo), revista eletrônica semanal – criada em 1973 – que, nas noites de domingo,
apresenta a notícia como um espetáculo, e oferece, assim, uma experiência voyeur ao
telespectador. O estudo realizou nove entrevistas com profissionais que integraram ou
integram sua produção e procura compreender como o programa transformou-se ao longo
do tempo, a partir de dois quadros presentes desde seu lançamento: a abertura
coreografada e o fechamento com o resultado do futebol. Tal continuidade de estrutura e
de exibição, durante mais de cinco décadas, vem construindo certa memória dos
acontecimentos do país e do mundo. Também são analisados três quadros – como estudos
de caso – que marcaram o tom do programa, por alinhavarem temáticas ligadas à vida
cotidiana com pílulas de informação: a) Retrato Falado, que procurava engajar o
público com histórias reais de pessoas comuns, encenadas pela atriz Denise Fraga; b)
reportagens desenvolvidas pelo jornalista Eduardo Faustini, que, ao encenar certas
situações, denunciava por meio das câmeras negociatas e crimes de corrupção, e assim
trazia o público indignado e ávido por justiça para o lugar do repórter policial; c) Bola
Cheia, Bola Murcha, que mostrava vídeos amadores no mesmo bloco em que as notícias
sobre o futebol profissional encerravam a programação da noite. O quadro inaugurou um
tempo de convergência no programa, por incentivar a colaboração do público e tornar o
espectador também produtor de conteúdo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |