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Avançada


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Título: LUTO, O LADRÃO DAS CORES: O CINEMA DOS AFETOS DE A ESPUMA DOS DIAS
Autor: GIULLIA MUNIZ DE F CASTELLANO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SANDRA SALOMAO CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70742
Catalogação:  05/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70742&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70742

Resumo:
Essa monografia teve como objetivo explorar a temática do trabalho com o luto na clínica, relacionando com a arte a partir do filme A espuma dos dias de Michael Gondry. A pergunta que este estudo se propôs a responder é se o luto e a morte de um ente-querido promoveriam a perda das cores da vida do enlutado e se isso seria irreversível. As cores e o colorido são entendidos neste trabalho como sendo, metaforicamente, a representação do sentido da vida, da vitalidade, as diferentes possibilidades do viver e os potenciais criativos do sujeito. Foi trabalhado a temática do luto na abordagem existencial, fenomenológica e Gestalt-terapeutica, utilizando perspectivas teóricas de autores como Kubler-ross; Fukumitso; Bowlby; Lindermman, Fonseca, Pine, Zinker e entre outros. Além disso, problematizei a questão da morte como um tabu na nossa sociedade moderna, utilizando as pesquisas de Gorer e Àries sobre a constituição histórica da morte como um interdito, sempre voltando o olhar para as possíveis consequências desse tabu na dor subjetiva da pessoa em luto.

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