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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: RECLAMAÇÕES FRAUDULENTAS CONTRA COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO QUALITATIVO, COM USO DA TÉCNICA PROJETIVA, A PARTIR DA ÓTICA DA CULTURA BRASILEIRA Autor: STEFANO SARDENBERG RIBEIRO DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCUS WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70717
Catalogação: 03/06/2025 Liberação: 03/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70717&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70717&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70717
Resumo:
Título: RECLAMAÇÕES FRAUDULENTAS CONTRA COMPANHIAS AÉREAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO QUALITATIVO, COM USO DA TÉCNICA PROJETIVA, A PARTIR DA ÓTICA DA CULTURA BRASILEIRA Autor: STEFANO SARDENBERG RIBEIRO DA COSTA
Nº do Conteudo: 70717
Catalogação: 03/06/2025 Liberação: 03/06/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70717&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70717&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70717
Resumo:
Existem diversas razões para as reclamações dos consumidores, a maioria
das quais decorrem de experiências negativas de consumo. Porém, existe um
grupo de pessoas que reclama com a empresa sem estar necessariamente
insatisfeito, gerando as denominadas reclamações fraudulentas. As reclamações
fraudulentas ocorrem quando o objetivo do consumidor visa algum lucro
monetário ou social à custa da empresa. Apesar da importância do tema, ainda há
poucos estudos a seu respeito no Brasil. O presente estudo foca neste tipo de
comportamento no âmbito das companhias aéreas brasileiras, analisando também
a cultura brasileira, incluindo a malandragem e o jeitinho brasileiro. Para isso,
foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se para a coleta de dados
entrevistas em profundidade com 20 viajantes frequentes de avião, guiadas pelo
uso da técnica projetiva. A análise dos dados indica diferentes opiniões dos
entrevistados sobre as reclamações fraudulentas, divergindo entre a aceitação e a
rejeição dos comportamentos oportunistas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |