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Título: DIÁLOGOS MULTIMODAIS ENTRE DESIGN E MEDICINA: UMA SEMIOLOGIA DA REALIDADE
Autor: EDUARDO FIGUEIRA E SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70686
Catalogação:  29/05/2025 Liberação: 29/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70686&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70686&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70686

Resumo:
Esta pesquisa surgiu na tensão inquietante de dialogar e produzir sentidos. Assim, jogou-se em um campo, pelo menos a princípio, alheio a linguagem no que entendeu ser oportunidade para estudo dos multimodos. Compreendendo-os como relações dos sentidos para construção de sentido; na consideração de suas propriedades ideológicas; ao vislumbrar a necessidade de articular o que é desarticulado. Então formulou o objetivo: Propor reflexão acerca do design enquanto processo que articula a multimodalidade nos códigos da realidade e constrói o sentido na instituição de ensino de Medicina que lhe serviu como campo. O que é de relevância para propor novas visões sobre as produções materiais que produzem sentido, promovendo reflexão no campo do Design e da Medicina. Utilizou metodologia com base em Bakhtin (1997[1979]; 2006[1929-1930]; Brait, 2005) e propôs diálogos entre autores e conceitos, destacando-se Pasolini, Flusser e Bakhtin. Desenvolveu metodologia de análise em espiral, que considera o enunciado e o contexto enunciativo. Concluiu que os códigos da realidade articulam, em sinestesia e tradução, os modos e objetivos das aulas de medicina e que os estudantes de medicina produzem designs plurais, respondendo ao gênero, de tal maneira que o sentido e a ideologia respondem ao conteúdo temático. Desta forma, a leitura do mundo, depende da leitura dos designs. Todo ato é responsável e responsivo, tendo consequência, logo, é ideológico. Neste sentido, converge a Medicina e o Design que: ler o mundo é escrever vidas.

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