$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE MODELOS FÍSICOS DO CORAÇÃO FETAL NA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL
Autor: PEDRO PAULO PEREIRA VIEGAS RAMALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZA NOVAES - ORIENTADOR
HERON WERNER JUNIOR - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 70682
Catalogação:  29/05/2025 Liberação: 29/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70682&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70682&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70682

Resumo:
Esta dissertação de mestrado propõe uma investigação aprofundada sobre o impacto da utilização de modelos físicos de coração fetal, tanto sadio quanto com cardiopatia congênita, na compreensão de diagnósticos complexos na formação do feto e de possíveis doenças cardíacas, especialmente durante o período pré-natal. Considerando a importância da relação entre mãe e feto para o bem-estar emocional de ambos, o estudo busca compreender como essas representações tridimensionais e modelos de coração fetal podem contribuir significativamente, como material de apoio, para mitigar dúvidas em relação às anomalias, ao parto e ao período pós parto, visando práticas clínicas diferenciadas em programas de pré-natal, com o aprimoramento da relação e comunicação médico-paciente. Nesse contexto, ressalta-se o papel do design na configuração dessas representações, visto que a seleção meticulosa dos elementos visuais pode maximizar a efetividade das imagens e modelos. A pesquisa busca melhorar a experiência global da gestante durante o período gestacional. A metodologia do Design em Parceria proposta e adotada ao longo da pesquisa é pautada na colaboração estreita com especialistas em obstetrícia, cardiologia, psicologia e áreas correlatas, garantindo abordagens alinhadas a melhores práticas na área da saúde, e o enriquecimento e a interpretação de resultados por meio do aporte de conhecimentos especializados. Esse enfoque multidisciplinar e interdisciplinar fortalece a validade e a relevância do estudo, proporcionando uma visão abrangente e fundamentada para a compreensão e promoção efetiva do vínculo médico-paciente e materno-fetal em diversos contextos. Ao longo do acompanhamento de gestantes, modelos físicos 3D de corações fetais cardiopatas e sadios foram impressos e disponibilizados como material de apoio para esclarecimentos às gestantes acerca de condições de saúde cardiológica fetal, como suporte emocional e educação familiar. Os modelos proporcionaram uma experiência visual e tátil, permitindo que as gestantes tivessem uma compreensão tangível das condições cardíacas do feto. A utilização desses modelos impressos buscou ampliar o entendimento e o envolvimento das gestantes no processo, possibilitando uma conexão mais profunda com o desenvolvimento do concepto e de sua saúde cardíaca, além de facilitar a tomada de decisão posterior, envolvendo a autorização de procedimentos médicos que se mostrem necessários. Formulários com perguntas foram aplicados aos participantes do estudo, a fim de se obter dados sociodemográficos e de histórico gestacional, além de percepções dos envolvidos após o contato com os modelos físicos 3D, que possam apontar desdobramentos futuros para a pesquisa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui