$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DESENVOLVIMENTO DE BIOCOMPÓSITOS FABRICADOS POR MANUFATURA ADITIVA COM O USO DE FIBRAS NATURAIS CONTÍNUAS COMO REFORÇO POR FABRICAÇÃO DE FILAMENTOS FUNDIDOS (FFF)
Autor: NATALIA VICTORIA DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIEL CARLOS TAISSUM CARDOSO - ORIENTADOR
DOINA MARIANA BANEA - COORIENTADOR
PAOLO MINETOLA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 70676
Catalogação:  29/05/2025 Liberação: 24/03/2026 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70676&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70676&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70676

Resumo:
Manufatura aditiva (impressão 3D) evoluiu da prototipagem para a produção de estruturas complexas com materiais avançados, possibilitando designs inovadores e reduzindo o desperdício de recursos. No entanto, o uso de polímeros em componentes estruturais é limitado por suas propriedades mecânicas e longos tempos de impressão. Em resposta à crescente demanda da indústria da construção por materiais sustentáveis, esta tese se concentra no desenvolvimento de biocompósitos reforçados com fios contínuos de fibras naturais (juta, rami, sisal e linho) e um polímero de ácido polilático (PLA). A pesquisa abrange o desenvolvimento de técnicas de impressão para fios naturais contínuos, análise termomecânica desses biocompósitos impressos, juntas adesivas impressas e a produção em larga escala de componentes de biocompósitos. Este estudo demonstrou a viabilidade do uso de um bico de grande diâmetro para a impressão de biocompósitos reforçados com fios vegetais, resultando em economia de energia e substituição de até 48,2 por cento do conteúdo polimérico, reduzindo assim a pegada de carbono do compósito. A análise térmica confirmou que as fibras naturais permanecem intactas na temperatura de processamento do PLA, enquanto a adição de fibras aumentou a temperatura de transição vítrea do compósito. O principal desafio na impressão de fibras naturais contínuas foi a impregnação da fibra, que impactou diretamente a adesão fibra-matriz e o desempenho mecânico. O método de filamento semiacabado (SF) melhorou a ligação da fibra, resultando em maior resistência à tração e módulo de elasticidade (até 18,4 por cento superior à impregnação no bico) e permitindo velocidades de impressão mais altas. Além disso, o reforço com fibras naturais aprimorou o comportamento mecânico de juntas adesivas sobrepostas simples, especialmente em aplicações bi-materiais. As juntas JFRP-madeira apresentaram as maiores cargas de falha, demonstrando seu potencial para estruturas mistas sustentáveis. Além disso, a otimização da orientação das camadas melhorou significativamente o desempenho mecânico, com ganhos de rigidez e resistência de até 35,2 por cento e 80,0 por cento, respectivamente. Os resultados destacam a viabilidade do reforço com fibras naturais contínuas na manufatura aditiva, abrindo caminho para aplicações estruturais escaláveis e sustentáveis. Trabalhos futuros devem se concentrar na melhoria da interação fibra-matriz por meio de pré-tratamentos e na otimização dos parâmetros de impressão para aprimorar o desempenho dos compósitos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui