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Título: MOBILIDADES E PERMANÊNCIAS EM RIO DAS PEDRAS: A MEMÓRIA E O PECADO ORIGINAL DA MIGRAÇÃO
Autor: KASSIA DE PAULA RANGEL PEDROSA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 70651
Catalogação:  28/05/2025 Liberação: 17/06/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  RESUMO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70651&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ASCS.70651

Resumo:
O trabalho a seguir analisou o fenômeno social dos deslocamentos migratórios e como são manifestados os sentimentos de pertencimento na favela de Rio das Pedras. O desenvolvimento industrial proporcionou uma entrada expressiva de migrantes no mercado de trabalho formal, no entanto, este processo revelou as fragilidades urbanas em receber esses trabalhadores. Interessa-me analisar como se desenvolveu a ocupação da favela e quais foram as estratégias incorporadas a fim de dobrar a cidade. Dediquei-me a compreender como os sujeitos qualificavam os afetos em torno dos deslocamentos migratórios e se existia, porventura, a concepção do pecado da ausência (SAYAD, 1998). Neste trabalho a análise privilegiou a produção de sentimentos através da memória, como uma importante fonte analítica na construção das permanências. A pergunta central do trabalho é: o que faz as pessoas insistirem na permanência do deslocamento? Investiguei como foram construídas as elaborações em torno do ato em permanecer em um novo território e qual é a contribuição da memória. Tendo em vista os afetos desenvolvidos durante estes trânsitos, pretendo analisar os certames morais entre a solidão e solicitude. A metodologia foi análise de trajetórias e observação participante de inspiração etnográfica. A postura adotada foi delimitar o tema e permitir experenciar o campo, evitar um dirigismo teórico antecipado e assumir uma postura sensível ao campo. Em vários momentos lidei com a produção de angústias e foi necessário navegar em meio à neblina. O salto analítico da pesquisa foi me autorizar e me permitir se afetar pelo campo como aborda Favret-Saada (2005).

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