$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: OFICINAS DE YIDDISH COM CRIANÇAS: UMA ALTERNATIVA DE RESISTÊNCIA?
Autor: GISELE BARROS GONZAGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70589
Catalogação:  26/05/2025 Liberação: 26/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70589&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70589&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70589

Resumo:
A dissertação teve como objetivo pesquisar narrativas, práticas e interações de crianças e adultos em uma escola judaica situada no Rio de Janeiro, em Oficinas de língua, literatura e música Yiddish. As questões centrais se referem às práticas e interações (línguas, histórias, músicas, brincadeiras) entre crianças e professoras, no sentido de ouvir, conhecer e analisar o que falam sobre as Oficinas de Yiddish e o que mostram em suas atividades. As estratégias metodológicas foram: observação das Oficinas de Yiddish em sete turmas de terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental da escola. Foram utilizados cadernos de campo, áudio- gravações, e transcrições do material de campo registrado. A dissertação está organizada em quatro capítulos. O segundo discorre sobre quatro autores, Hobsbawm, Bauman, Benjamin e Adorno. São apresentados contextos e conceitos para a compreensão básica teórica sobre Holocausto e barbárie. No terceiro capítulo, o tema sobre a origem e a história da formação da língua e da cultura Yiddish é abordado. Neste capítulo é debatida a questão do Estado e a Língua, e como ocorreu a migração judaica para o Brasil. No capítulo seguinte, são apresentadas as Oficinas Viver com Yiddish e a entrada no campo, sua história, estrutura e rotina. No quinto capítulo, as narrativas por meio das observações, análises, e reflexões sobre as interações e produções nas Oficinas são reveladas. A partir destas estratégias metodológicas, e das contribuições dos autores, a pesquisa buscou compreender como as Oficinas realizam em suas práticas o que defendem em sua proposta como uma alternativa de resistência. Nas considerações finais foi destacado que as atividades propostas pelas Oficinas são atos intensos de resistência, portanto estudar Yiddish caminha no fluxo contrário ao apagamento histórico e cultural da língua. Foram apresentados como resultados chave a dinâmica afetiva e engajadora das Oficinas, a apropriação crítica da língua, literatura e da história pelas crianças. Foi observado o uso da música como elo cultural e emocional, e como ocorre a consciência da memória, identidade, e resistência, além disso constatou-se a compreensão da natureza transnacional do Yiddish.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui