$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O SINTOMA PSICANALÍTICO, SEUS DESTINOS E SEUS USOS NO FINAL DE ANÁLISE: UM PERCURSO DA VERDADE À GAMBIARRA
Autor: MARINELA PADOVANI MARQUES PORTO E SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MONAH WINOGRAD - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70580
Catalogação:  26/05/2025 Liberação: 26/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70580&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70580&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70580

Resumo:
Este trabalho buscou investigar o estatuto do sintoma na psicanálise e seus destinos em uma análise levada até a conclusão. A pesquisa se desenvolveu em quatro eixos: (1) a concepção do sintoma nas ciências médicas e sua distinção em relação à abordagem psicanalítica; (2) o sintoma em sua vertente de verdade, que inclui o sujeito do inconsciente; (3) o sintoma como gozo, uma forma de satisfação que é conjugada com o desprazer e que não pede interpretação; (4) os destinos do sintoma no final de análise. Considerando que uma análise deixa sempre fenômenos residuais, buscamos delimitar a parte residual do sintoma e os possíveis enlaces para isso, baseados em relatos publicados de finais de análise. Duas noções, o sinthoma e a letra, indicaram um caminho para os destinos do sintoma. Propusemos que o sintoma, no final de análise, resume-se a um núcleo indecifrável que se aproxima da letra como escrita fora de sentido. Uma análise poderia abrir vias para o encontro de novos usos e enlaçamentos para esse núcleo incurável. O sinthoma foi abordado como espécie da gambiarra, que diria respeito à possibilidade de enlaçamento feita a partir dos elementos recolhidos de uma análise.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui