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Título: BLACK FRAMES: ANÁLISE DOS QUADROS DA NEGRITUDE FEMININA EM UMA CANÇÃO DE AMOR PARA LATASHA
Autor: ANA ANGEL DA CONCEICAO CABRAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  TATIANA SICILIANO (TATIANA OLIVEIRA SICILIANO) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70578
Catalogação:  23/05/2025 Liberação: 23/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70578&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70578&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70578

Resumo:
O presente estudo tem por objetivo trazer a breve discussão sobre a representação da negritude, em especial a feminina, utilizando como objeto o curtadocumental, Uma Canção de Amor para Latasha (2019), dirigido por Sophia Nahli Allison. A análise do filme se concentra na maneira em que a diretora propõe uma perspectiva que conduz o olhar para a subjetividade de Latasha Harlins, assassinada em 1991 por arma de fogo, sem se ater aos discursos reducionistas comumente vinculados ao corpo da mulher negra na mídia hegemônica. Aqui a ideia de Black Frame se relaciona com a maneira que o corpo negro está enquadrado na tela, como são suas expressões e composições estéticas, e o simbolismo que ele evoca, algo que esta pesquisa irá analisar através frames do filme, utilizando de uma abordagem interdisciplinar que utilizará a ideia de representação dos estudos culturais britânicos, conceitos cinematográficos e teoria racial crítica. Parte-se da premissa que a obra sobre Latasha instaura um novo olhar para a história negra local, por se utilizar de testemunhos - a partir de acontecimentos reais - para acrescentar novas perspectivas sobre um corpo, reconhecido anteriormente apenas pela brutalidade de sua morte. Também é objetivo do trabalho a discussão sobre a importância de novos caminhos para a reconstrução de memórias sobre pessoas negras, que por muito tempo esteve atrelada apenas aos números da escravidão ou a população carcerária. Os resultados apontam para uma necessidade de mudança contínua nas formas de se representar grupos minorizados, como maneira de não subjugar os corpos aos aprisionamentos estéticos das reduções, e que um caminho para isso seria o de criar e manter espaço para a diversidade das mentes e corpos que propõem as narrativas.

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