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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: BLACK FRAMES: ANÁLISE DOS QUADROS DA NEGRITUDE FEMININA EM UMA CANÇÃO DE AMOR PARA LATASHA Autor: ANA ANGEL DA CONCEICAO CABRAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TATIANA SICILIANO (TATIANA OLIVEIRA SICILIANO) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70578
Catalogação: 23/05/2025 Liberação: 23/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70578&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70578&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70578
Resumo:
Título: BLACK FRAMES: ANÁLISE DOS QUADROS DA NEGRITUDE FEMININA EM UMA CANÇÃO DE AMOR PARA LATASHA Autor: ANA ANGEL DA CONCEICAO CABRAL
Nº do Conteudo: 70578
Catalogação: 23/05/2025 Liberação: 23/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70578&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70578&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70578
Resumo:
O presente estudo tem por objetivo trazer a breve discussão sobre a
representação da negritude, em especial a feminina, utilizando como objeto o curtadocumental, Uma Canção de Amor para Latasha (2019), dirigido por Sophia
Nahli Allison. A análise do filme se concentra na maneira em que a diretora propõe
uma perspectiva que conduz o olhar para a subjetividade de Latasha Harlins,
assassinada em 1991 por arma de fogo, sem se ater aos discursos reducionistas
comumente vinculados ao corpo da mulher negra na mídia hegemônica. Aqui a
ideia de Black Frame se relaciona com a maneira que o corpo negro está
enquadrado na tela, como são suas expressões e composições estéticas, e o
simbolismo que ele evoca, algo que esta pesquisa irá analisar através frames do
filme, utilizando de uma abordagem interdisciplinar que utilizará a ideia de
representação dos estudos culturais britânicos, conceitos cinematográficos e teoria
racial crítica. Parte-se da premissa que a obra sobre Latasha instaura um novo olhar
para a história negra local, por se utilizar de testemunhos - a partir de
acontecimentos reais - para acrescentar novas perspectivas sobre um corpo,
reconhecido anteriormente apenas pela brutalidade de sua morte. Também é
objetivo do trabalho a discussão sobre a importância de novos caminhos para a
reconstrução de memórias sobre pessoas negras, que por muito tempo esteve
atrelada apenas aos números da escravidão ou a população carcerária.
Os resultados apontam para uma necessidade de mudança contínua nas
formas de se representar grupos minorizados, como maneira de não subjugar os
corpos aos aprisionamentos estéticos das reduções, e que um caminho para isso
seria o de criar e manter espaço para a diversidade das mentes e corpos que propõem
as narrativas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |