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Título: UM MAPA PEREGRINO PARA ANNE CARSON: ALGUMAS ENTRADAS EM ÁGUA CORRENTE
Autor: MARIANA PERELLO LOPES DE AZEVEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA HELENA FRANCO MARTINS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70547
Catalogação:  22/05/2025 Liberação: 22/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70547&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70547&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70547

Resumo:
Esta dissertação experimenta uma resposta ao ensaio The Anthropology of Water, do livro Plainwater: Essays and Poetry (1995), da escritora canadense Anne Carson. Atentando aos modos como sua poética pictórica instaura o que, nos seus termos, se compreende como imaginação estereoscópica , investigo como a escritora inventa sua abordagem antropológica da água corrente. Seu extenso texto em sete partes consiste em diários de viagem por caminhos percorridos a pé, de carro ou a nado — escritos que versam sobre uma peregrinação até Compostela, sobre acampamentos pelos Estados Unidos, e ainda sobre a prática de natação, seção escrita em terceira pessoa. Relacionando-se o elemento aquático às culturas estrangeiras dos homens e tomando-se o signo da antropologia como uma espécie de método para conhecê-las (Poutanen, 1998), são compostas imagens poéticas que funcionam como ardis eróticos (Carson, 1986), tanto movimentando o curso da escrita quanto tramando alianças entre mistérios, chamados de fatos por Carson (Martins, 2023). Partindo desse único ensaio, proponho a elaboração de um mapa peregrino de objetividade instável, espécie de perambulação crítica por sua poética.

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