$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: MÃES SEM BEBÊS: UM ESTUDO PSICANALÍTICO SOBRE LUTO PERINATAL
Autor: HELENA CARNEIRO AGUIAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70540
Catalogação:  22/05/2025 Liberação: 03/04/2026 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70540&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70540&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70540

Resumo:
Esta tese de doutorado pretende realizar um estudo psicanalítico sobre o luto perinatal para as mulheres. Um de nossos pressupostos é de que a instauração do trabalho de luto ocorre em tempos diferentes para as mães, nem sempre sendo possível. Destacamos algumas especificidades que tornam o óbito perinatal tão singular, como a dificuldade de compreensão do entorno; a vivência da morte que se dá no corpo feminino; a incerteza sobre a representação do bebê, comportando facetas objetais e narcísicas; e a ocorrência da morte que interrompe o processo de preparo para a maternidade. Temos como objetivo principal descrever de forma mais apurada o luto perinatal para melhor acompanhar as famílias em seu processo de luto. Este trabalho se desenvolve em três artigos que trazem, respectivamente, questões relacionadas ao contexto que contorna a morte perinatal, a reflexão sobre diferentes desdobramentos após a morte do feto/bebê e uma pesquisa sobre o acompanhamento psicanalítico em grupo com mães enlutadas. Apontamos a potência da psicanálise, seja individual ou em grupo, para auxiliar a provisão de um ambiente mais favorável a essas mulheres após a perda que sofreram. Apresentamos um modelo de grupo de psicoterapia com orientação psicanalítica através de uma pesquisa qualitativa e concluímos que o grupo pode ser um dispositivo eficaz no acompanhamento de pacientes com perdas perinatais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui