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Título: ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES NO COLÉGIO PEDRO II: ASPECTOS DA GESTÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS
Autor: ALESSANDRA FONTES IGLESIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CYNTHIA PAES DE CARVALHO - ORIENTADOR
ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 70511
Catalogação:  21/05/2025 Liberação: 21/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70511&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70511&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70511

Resumo:
A desigualdade educacional ainda é um grande desafio para países como o Brasil, que possuem um atraso histórico na distribuição equitativa das oportunidades educacionais. A presente tese tem como objetivo compreender a gestão da implementação de políticas de enfrentamento das desigualdades educacionais no Colégio Pedro II. Foram considerados os resultados alcançados em termos de acesso e permanência dos estudantes que ingressam por meio destas políticas e analisadas as ações desenvolvidas pela gestão da instituição para apoiar a permanência e o sucesso escolar dos estudantes com diferentes condições em termos de origem socioeconômica, raça/cor, moradia, escolarização anterior e culturais, com vistas à superação das desigualdades educacionais. Tivemos como ponto de partida a seguinte questão norteadora: Quais ações e estratégias as equipes que compõem a direção escolar em cada campus do Colégio Pedro II adotam para garantir que os seus estudantes tenham além do acesso, sucesso acadêmico em sua trajetória escolar neste Colégio público de prestígio? A análise se desenvolve em interlocução com a literatura sobre gestão escolar, implementação de políticas públicas e os estudos sobre desigualdades educacionais. Do ponto de vista metodológico, foram estudadas duas unidades do Colégio Pedro II, instituição federal de educação básica localizada no Estado do Rio de Janeiro, numa abordagem qualitativa. A pesquisa sustentou-se numa análise documental do material disponível no site institucional, complementada por entrevistas semiestruturadas com diversos agentes implementadores que compõem a equipe de gestão escolar em cada unidade selecionada. Os resultados apontaram que os alunos, inclusive os que se beneficiam de políticas públicas de democratização do acesso à escola, podem ser considerados, em certa medida, bastante selecionados, dadas às dificuldades do processo de seleção por concurso público e mesmo por sorteio. Ainda assim, persistem desigualdades sociais que se traduzem por vezes em desigualdades educacionais, frente as quais a gestão escolar se vê desafiada a implementar políticas de inclusão e assistência para garantir a permanência escolar bem-sucedida de todos os alunos. A análise em tela aponta que a democratização do acesso a uma escola pública de qualidade ainda enfrenta desafios significativos - em particular para as equipes gestoras - para garantir o sucesso escolar de todos os alunos.

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