$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MODERAÇÃO DE CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS: UMA PROPOSTA DE REGULAÇÃO POR NORMAS PROCEDIMENTAIS
Autor: MARCELO BRIGIDO AYALA PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CAITLIN SAMPAIO MULHOLLAND - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70502
Catalogação:  20/05/2025 Liberação: 20/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70502&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70502&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70502

Resumo:
Esta dissertação analisa a moderação de conteúdo nas redes sociais e a necessidade de sua regulação no Brasil. Inicialmente, examina-se a evolução das tecnologias de comunicação e como as redes sociais criaram uma nova esfera pública. A pesquisa aborda a disseminação de fake news e a demanda por regulação, analisando a evolução histórica da liberdade de expressão e a falta de regras específicas sobre moderação no Marco Civil da Internet - MCI. O estudo também destaca a atuação do Supremo Tribunal Federal - STF na análise da (in)constitucionalidade do artigo 19 do MCI. Os desafios de transparência e accountability nas redes sociais são discutidos, assim como a capacidade dessas plataformas de atendê-los. Em seguida, são comparados os modelos de regulação: autorregulação, heterorregulação e autorregulação regulada. Propõe-se um modelo de autorregulação regulada, que busca combinar a intervenção estatal com a expertise das plataformas, para harmonizar a liberdade de expressão, a liberdade editorial e a proteção de interesses públicos no ambiente online, através de normas procedimentais. Ao final, recomendações de organizações nacionais e internacionais são analisadas para estabelecer as melhores regras e práticas globais, visando a implementação de um procedimento adequado para a moderação de conteúdo, cuja supervisão poderá ser feita por órgão fiscalizador independente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui