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Título: AVALIAÇÃO DE POSTOS DE RECARGA RODOVIÁRIOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA COM APLICAÇÃO DO VPL-ESTOCÁSTICO E SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO
Autor: LEONARDO POUBEL GLEICH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS DE LAMARE BASTIAN PINTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70443
Catalogação:  14/05/2025 Liberação: 14/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70443&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70443&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70443

Resumo:
Diversos aspectos evidenciam o irrompimento da eletromobilidade e a substituição progressiva dos veículos a combustão por elétricos. Um fator fundamental para a proliferação do uso desses veículos é a disponibilidade de pontos de recarga, especialmente em rodovias. Diante desse quadro, torna-se relevante discutir a avaliação de empreendimentos em postos de recarga no Brasil e, em particular, como modelar a expectativa de receita diante de possíveis cenários futuros. Este estudo avalia a viabilidade econômico-financeira da instalação de postos de recarga em rodovias, considerando peculiaridades e perspectivas futuras do mercado brasileiro. São propostas duas abordagens: o cálculo do Valor Presente Líquido (VPL), estimado a partir de fluxos de caixa esperados, e o VPL Estocástico (VPL-E), obtido por simulações estocásticas dos fluxos de caixa futuros. Para demonstrar essa metodologia, apresenta-se um estudo de caso hipotético da implementação de um posto de recarga na BR-116, que liga o estado do Rio de Janeiro a São Paulo. Os resultados identificam fatores críticos que impactam a viabilidade dos investimentos, fornecendo subsídios para decisões estratégicas na expansão da mobilidade elétrica. O estudo contribui para a literatura ao explorar a aplicação de métodos probabilísticos no planejamento de infraestrutura em mercados incertos e em desenvolvimento. A pesquisa demonstra que a instalação do posto de recarga apresenta um VPL de 232.163,28 reais, e a mediana do VPL-E é de 224.571,95 reais, evidenciando redução nos retornos esperados quando incertezas antes ignoradas são consideradas, com 15,91 por cento de probabilidade de o VPL-E ser menor ou igual a zero.

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