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Título: PROFESSOR BILÍNGUE DE SURDOS: PERCURSOS FORMATIVOS
Autor: PATRICIA DA COSTA MENEZES MIRANDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70439
Catalogação:  14/05/2025 Liberação: 14/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70439&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70439&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70439

Resumo:
Esta tese tem como objetivo compreender o percurso formativo do professor ouvinte e surdo bilíngue dos anos iniciais, em busca de conhecer os caminhos constitutivos que envolvem o processo dessa formação, ou seja, perceber as ações práticas de formação que os professores realizam para lecionar com alunos surdos. Toma-se como ponto inicial os saberes práticos e as experiências que permeiam essa formação docente a partir dos objetivos específicos: a) identificar o perfil do professor que atua na educação de surdos; b) verificar se há diferentes concepções de professor na educação de surdos; c) reconhecer práticas pedagógicas consideradas próprias à educação bilíngue e como se situam em relação às diferenças culturais, d) analisar as interrelações entre educação de surdos, interculturalidade e bilinguismo. Assim, ancorados pela perspectiva do bilinguismo (Kubaski, 2009) na educação de surdos, procurou-se descobrir de que forma a formação desses professores está em sincronia com uma educação voltada ao reconhecimento das diferenças. Diferenças essas trabalhadas a partir da perspectiva da interculturalidade (Candau, 2011, 2014 e 2016; Walsh, 2009), voltadas para olhar para construção dessa formação, valorizando a diferença cultural nesse processo, compreendendo que o surdo é um sujeito histórico-cultural de minoria linguística que, durante muito tempo, foi excluído do cenário da Educação Brasileira. Dialoga-se com a formação do professor bilíngue de surdos e com o conceito do Desenvolvimento Profissional Docente (Nóvoa, 2022; Garcia, 2009), observando que as experiências práticas de formação de professor de surdos tencionam um processo de formação em serviço pontuando um movimento de construção formativa respaldado no exercício prático da profissão. Como metodologia de trabalho, foram utilizados os depoimentos oriundos das entrevistas realizadas com os professores ouvintes e surdos que atuam com sujeitos surdos, possibilitando uma série de ações: identificar a formação acadêmica, analisar as experiências práticas no ensino de surdos, compreender a concepção de bilinguismo que circula nesse processo de formação, bem como as estratégias de ensino desenvolvidas que constituem a prática pedagógica do tornar-se professor bilíngue de surdos. Como resultado, percebemos que não conseguimos definir um espaço específico de formação de professores de surdos, e sim compreender que esse movimento se constituiu em um processo contínuo de formação mediada pelas experiências e práticas pedagógicas construídas na relação com o outro e o espaço escolar. Esta tese se encerra mostrando caminhos possíveis de formação, evidenciando exemplos de trajetórias formativas que consolidaram o percurso dos professores bilíngues de surdos. Salienta-se os surdos como protagonistas do processo de educação bilíngue, para ter acesso ao conhecimento de forma significativa com respeito a sua identidade cultural.

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