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Título: O USO DO MITO EM QUADRINHOS E CHARGES FEMINISTAS BRASILEIRAS
Autor: KATHARINA ALICE RANEFELD
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DENISE BERRUEZO PORTINARI - ORIENTADOR
CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 70437
Catalogação:  14/05/2025 Liberação: 14/05/2025 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70437&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70437&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70437

Resumo:
Esta dissertação examina a interseção entre mito, feminismo e quadrinhos no Brasil, explorando como os mitos sobre as mulheres são construídos, perpetuados e desafiados por meio da narrativa visual. Aplicando a abordagem semiológica de Roland Barthes ao mito, este estudo identifica temas recorrentes relacionados à beleza, corpo, sexualidade, maternidade e saúde mental nos quadrinhos e cartuns feministas. A pesquisa é conduzida por meio de uma combinação de análise visual e investigação baseada na prática, utilizando exemplos de cartunistas feministas brasileiras proeminentes, bem como a própria prática artística da autora. O estudo traça o desenvolvimento histórico dos quadrinhos feministas, desde as primeiras caricaturas políticas até os webcomics contemporâneos, destacando os desafios e conquistas das cartunistas no Brasil. Além disso, aborda o contexto sociopolítico mais amplo em que esses quadrinhos são produzidos, considerando questões de gênero, raça e representação. Ao analisar a linguagem visual e os símbolos recorrentes nos quadrinhos feministas brasileiros contemporâneos, esta dissertação revela como esses quadrinhos ressignificam mitos tradicionais, transformando os em ferramentas de resistência e empoderamento. Por fim, esta pesquisa contribui para a compreensão dos quadrinhos como uma forma de discurso feminista e ativismo artístico. Demonstra como as narrativas visuais servem não apenas como reflexo das lutas sociais, mas também como meio de reescrita das ideologias dominantes.

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