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Título: DA BUSCA PELAS BRECHAS: UM ESTUDO CRÍTICO SOBRE O CONCEITO DA TECNOLOGIA E A SEMÂNTICA DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS NO CAPITALISMO TARDIO
Autor: MARCELA PEIXOTO DE SOUZA ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70413
Catalogação:  13/05/2025 Liberação: 13/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70413&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70413&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70413

Resumo:
O presente estudo pretende examinar os conceitos de técnica e tecnologia para que se proponha um aprofundamento sobre o seu significado e uma leitura crítica destes. A partir dos frutos desta análise, tecnologias digitais popularizadas nas últimas décadas, com especial destaque para as redes sociais das empresas Meta, Google e Byte Dance, serão esmiuçadas no seu funcionamento e analisadas como reflexo de um processo histórico e cultural que, quer-se postular, é intrincadamente relacionado com as deturpadas dinâmicas sociais e de trabalho fomentadas pelo discurso neoliberal e pelo capitalismo tardio. Acredita-se também que tais movimentações são, em grande parte, responsáveis pelos abalos sísmicos no modo com que subjetividades são estruturadas atualmente, compreendidas dentro de um contexto instável que as força a graus de flexibilidade e modulação inauditos. A partir desse escopo crítico e teórico, a prática profissional do designer e a indefinição do estatuto do Campo serão estudadas, uma vez que, defendemos, além de estar em curso uma severa condensação desta prática em termos definidos por empresas, há também uma desconexão afetiva com os modos de experimentar o mundo, exercitar processos criativos e relacionar-se em sociedade. A partir de exemplos concretos retirados das redes sociais digitais em foco, a pesquisa será ilustrada com comentários visuais, escritos e performáticos de designers sobre os assuntos tratados aqui.

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