$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: CARACTERIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO: UM ESTUDO DAS ESPÉCIES CULTIVADAS EM HORTAS NO VALE DAS VIDEIRAS
Autor: GIULIA TERRANOVA DE LUCENA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JAKELINE PRATA DE ASSIS PIRES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70412
Catalogação:  13/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70412&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70412

Resumo:
Hortas em áreas urbanas e periurbanas proporcionam benefícios para a saúde humana, pois fornecem acesso a alimentos frescos e saudáveis, permitindo que as comunidades cultivem seus próprios alimentos e reduzam a dependência de produtos agrícolas distantes e caros. Além disso, essas hortas contribuem para o aumento e manutenção da biodiversidade ao oferecer abrigo e alimento para a fauna. O objetivo desse trabalho foi identificar as dez espécies mais frequentes em hortas no Vale das Videiras - Petrópolis, caracterizar aspectos da biologia reprodutiva dessas espécies e criar um perfil nas redes sociais para divulgação e sensibilização do público em relação à importância ecológica das hortas. A identificação das dez espécies mais frequentes foi realizada por visitas a cinco hortas. Para caracterizar aspectos da biologia reprodutiva das espécies, foram realizadas pesquisas no portal de periódicos CAPES e na plataforma Web of Science. As dez espécies mais cultivadas foram: Lactuca sativa (alface), Brassica oleracea (couve), Rorippa nasturtium-aquaticum (agrião), Eruca vesicaria (rúcula), Petroselinum crispum (salsa), Coriandrum sativum (coentro), Allium fistulosum(cebolinha), Rosmarinus officinalis (alecrim), Ocimum minimum (manjericão) e Mentha spicata (hortelã). Todas as espécies são cultivadas e não nativas, apresentando flores hermafroditas. O principal recurso floral é néctar, e as abelhas, de diferentes espécies, seguidas das moscas, foram os principais visitantes e/ou polinizadores florais. Apesar das flores serem hermafroditas, a maioria das espécies apresenta auto-incompatibilidade e depende dos polinizadores para se reproduzir. Essas informações estão sendo disponibilizadas nas redes sociais (arroba hortas_comgiu) com o intuito de compartilhar a importância das hortas para nossa saúde e a saúde dos ecossistemas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui