XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ALÉM DA COMPETIÇÃO: ANALISANDO O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM EVENTOS ESPORTIVOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TURISMO Autor: VIVIANE SOARES MAZZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA - ORIENTADOR
JORGE BRANTES FERREIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70381
Catalogação: 12/05/2025 Liberação: 12/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70381&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70381&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70381
Resumo:
Título: ALÉM DA COMPETIÇÃO: ANALISANDO O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM EVENTOS ESPORTIVOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TURISMO Autor: VIVIANE SOARES MAZZA
JORGE BRANTES FERREIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70381
Catalogação: 12/05/2025 Liberação: 12/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70381&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70381&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70381
Resumo:
O aumento do número de praticantes de esportes ao ar livre nos últimos anos
tem impulsionado a realização de eventos esportivos em cidades de pequeno
e médio porte, atraindo visitantes e promovendo o turismo. Esta pesquisa
investiga o comportamento do consumidor no turismo esportivo, analisando
as relações entre qualidade do serviço, satisfação, valor percebido, place
attachment e intenções comportamentais em relação ao evento e à cidade.
Para isso, foram aplicados questionários eletrônicos a participantes de dois
eventos distintos, realizados em uma cidade litorânea no sudeste brasileiro, e
os dados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais.
Os resultados indicam que: a satisfação com o evento é um forte preditor do
comportamento da intenção de retorno e de recomendação do evento e a
cidade. Além disso, a qualidade do serviço influencia positivamente o valor
percebido, que, por sua vez, impacta a satisfação com o evento. O estudo
contribui para a literatura sobre comportamento do consumidor em eventos
esportivos com participação ativa, ampliando as discussões sobre
competições de pequena e média escala. Adicionalmente, oferece
conhecimento e ferramentas de aplicação prática para gestores públicos e
privados, permitindo a replicação do estudo em diferentes contextos de
eventos esportivos dessa natureza.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |