$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: REPRESENTAÇÕES DO FUMANTE: PRÁTICAS DE CONSUMO E PUBLICIDADE DO CIGARRO EM REVISTAS BRASILEIRAS DO SÉCULO XX
Autor: VINICIUS GOMES WU
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - ORIENTADOR
WILLIAM DE ALMEIDA CORBO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 70351
Catalogação:  08/05/2025 Liberação: 08/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70351&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70351&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70351

Resumo:
Esta tese analisa o desenvolvimento da publicidade do cigarro no Brasil do século XX com base no exame dos anúncios publicitários veiculados em três das principais revistas ilustradas editadas no país entre os anos de 1909 e 2000: a revista Ilustração Brasileira (1909-1958), a revista O Cruzeiro (1928-1985) e a revista Manchete (1952-2000). Foram analisadas 5.121 revistas de onde se extraiu 5.462 palavras e expressões e, claro, as imagens ilustrativas dos mais de 2.600 anúncios que compõem o corpus da pesquisa. A pesquisa realizada cobre, praticamente, todo o período de existência da publicidade do cigarro no país. Assumindo como referência principal uma literatura empenhada em compreender o consumo a partir de uma perspectiva antropológica, esta tese se propõe a analisar o discurso publicitário fomentado pela indústria tabagista com o objetivo de buscar uma melhor compreensão a respeito do hábito de se consumir cigarros no Brasil e das práticas de consumo em geral. O que se propõe é fundamentalmente uma reflexão a respeito do papel da publicidade na construção social do consumo de cigarros compreendendo sua participação decisiva, mas também seus limites, na consolidação de um mercado que envolve mais de 1,3 bilhão de consumidores em todo o mundo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui