$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: THERE S NO PLACE LIKE HOME: A DESCONSTRUÇÃO DAS SUPOSIÇÕES DE VERDADE SOBRE AS AMEAÇAS NAZISTA E SOVIÉTICA NO CINEMA NORTE-AMERICANO
Autor: LORENA MORAES DE VASCONCELLOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DIEGO SANTOS VIEIRA DE JESUS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70348
Catalogação:  08/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70348&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70348&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70348

Resumo:
A partir de uma abordagem pós-moderna, esta monografia irá estudar 6 filmes produzidos em diferentes momentos nos Estados Unidos que têm como tema a Segunda Guerra Mundial ou a Guerra Fria com a intenção de desvelar, por meio do método de desconstrução, as suposições de verdade no discurso acera do Outro, Alemanha nazista e União Soviética, presentes nestas produções cinematográficas, questionando os fundamentos sobre os quais estas estão assentadas. O cinema é utilizado como forma de reprodução do discurso logocêntrico sobre a construção da identidade estadunidense em torno de experiências coletivas, neste caso, a visualização das sociedades alemã e soviética como ameaças. Isto se deve ao fato que o próprio Estado soberano, cujo pertencimento nos define a identidade, não possui fundamentos para sua existência, já que foi construído para atender a uma necessidade histórica especifica, e precisa ser reafirmado por meio da definição de quem faz parte do inside e quem está outside de suas fronteiras. A conclusão é de que como tal discurso é compreendido como uma verdade inquestionável e totalizante, os Eua atingem o objetivo de marginalizar aqueles por eles denominados como Outros. Tais inimigos, definidos como Outro são variáveis e são julgados em conformidade com os interesses da política externa norte-americana de forma plenamente arbitrária, como a história confirma.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui