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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: THERE S NO PLACE LIKE HOME: A DESCONSTRUÇÃO DAS SUPOSIÇÕES DE VERDADE SOBRE AS AMEAÇAS NAZISTA E SOVIÉTICA NO CINEMA NORTE-AMERICANO Autor: LORENA MORAES DE VASCONCELLOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
DIEGO SANTOS VIEIRA DE JESUS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70348
Catalogação: 08/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70348&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70348&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70348
Resumo:
Título: THERE S NO PLACE LIKE HOME: A DESCONSTRUÇÃO DAS SUPOSIÇÕES DE VERDADE SOBRE AS AMEAÇAS NAZISTA E SOVIÉTICA NO CINEMA NORTE-AMERICANO Autor: LORENA MORAES DE VASCONCELLOS
Nº do Conteudo: 70348
Catalogação: 08/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70348&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70348&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70348
Resumo:
A partir de uma abordagem pós-moderna, esta monografia irá estudar 6 filmes produzidos em diferentes momentos nos Estados Unidos que têm como tema a Segunda Guerra Mundial ou a Guerra Fria com a intenção de desvelar, por meio do método de desconstrução, as suposições de verdade no discurso acera do Outro, Alemanha nazista e União Soviética, presentes nestas produções cinematográficas, questionando os fundamentos sobre os quais estas estão assentadas. O cinema é utilizado como forma de reprodução do discurso logocêntrico sobre a construção da identidade estadunidense em torno de experiências coletivas, neste caso, a visualização das sociedades alemã e soviética como ameaças. Isto se deve ao fato que o próprio Estado soberano, cujo pertencimento nos define a identidade, não possui fundamentos para sua existência, já que foi construído para atender a
uma necessidade histórica especifica, e precisa ser reafirmado por meio da definição de quem faz parte do inside e quem está outside de suas fronteiras. A conclusão é de que como tal discurso é compreendido como uma verdade inquestionável e totalizante, os Eua atingem o objetivo de marginalizar aqueles por eles denominados como Outros. Tais inimigos, definidos como Outro são variáveis e são julgados em conformidade com os interesses da política externa norte-americana de forma plenamente
arbitrária, como a história confirma.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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