$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: CINEMA DE MULHERES: ESTUDOS SOBRE A CRIAÇÃO DE UM CONCEITO E A CONSTRUÇÃO DA SUBALTERNIDADE DE UM CINEMA FEITO POR REALIZADORAS MULHERES NO BRASIL
Autor: CAMILA CUNHA MARQUES LINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA MACHADO (PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70347
Catalogação:  08/05/2025 Liberação: 08/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70347&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70347

Resumo:
Este trabalho busca analisar as origens do conceito Cinema de Mulheres na historiografia do cinema brasileiro, e investigar como hipótese a construção do cinema feito por mulheres como um cinema menor em comparação a um cinema principal masculino. O estudo foi feito com base no conceito de Subalterno da autora Gayatri Chakravorty Spivak, e a pesquisa foi realizada a partir de um compilado de livros, artigos, teses e dissertações de trabalhos feitos por pesquisadoras mulheres no meio do audiovisual brasileiro atual, em uma tentativa de criar um diálogo com mulheres atuais sobre uma história apagada e invisibilizada. Busca-se, assim, dialogar com o passado a partir de discussões atuais com pesquisadoras que, em seus trabalhos, retomam as realizadoras mulheres na história do cinema brasileiro.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui