$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ENTRE COOPTAÇÃO E TRANSFORMAÇÕES: A INSTRUMENTALIZAÇÃO DE VOCABULÁRIO DE IGUALDADE DE GÊNERO NAS POLÍTICAS EXTERNAS FEMINISTAS DE SUÉCIA E CHILE
Autor: ANA GABRIELA DE CASTRO CORDEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULA DRUMOND RANGEL CAMPOS - ORIENTADOR
PAULA ORRICO SANDRIN - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 70315
Catalogação:  07/05/2025 Liberação: 07/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70315&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70315&idi=2

Resumo:
Na última década, desde a adoção da Política Externa Feminista pela Suécia em 2014, o grupo de Estados que buscam articular visões de gênero e promover os direitos das mulheres e meninas tem crescido constantemente. Embora o feminismo e a igualdade de gênero estejam vivenciando um renascimento discursivo nas políticas internacionais, o significado de seus termos continua indefinido, com diferentes atores políticos se utilizando de termos semelhantes mas com entendimentos bastante divergentes. Nas Políticas Externas Feministas (PEF), a influência de concepções do Norte Global e da agenda liberal, levantam questionamentos sobre a possível cooptação dos feminismos sem uma transformação das estruturas de poder. Com base na premissa de que políticas e identidades são co-constituídas por práticas discursivas, esta dissertação analisa, os textos de apresentação das políticas externas feministas da Suécia e do Chile, e como essas políticas articulam vocabulários feministas. Através do método What s the problem represented to be (WPR), de Carol Bacchi, investigo quais são os problemas representados nessas PEFs e como suas soluções articulam vocabulário de igualdade de gênero e feminismo. Explorando casos do Norte e Sul Global, esse trabalho busca responder a pergunta Quais são as dinâmicas do encontro entre política externa e as noções de feminismo e igualdade de gênero?, avaliando como os feminismos têm sido utilizados em nome de interesses políticos, e identificando as janelas de oportunidade de transformação social.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui