$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: LAGOS NO PLANETA URBANO: GLOBALIZAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO NA MEGACIDADE AFRICANA
Autor: MONISE RAQUEL VALENTE DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PEDRO CLAUDIO CUNCA BOCAYUVA (PEDRO CLAUDIO CUNCA B BOCAYUVA CUNHA) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70295
Catalogação:  06/05/2025 Liberação: 06/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70295&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70295&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70295

Resumo:
O fenômeno de globalização capitalista reestrutura as hierarquias globais, transcendendo o quadro exclusivo dos Estados-Nacionais em um novo sistema, de caráter multiescalar. Neste cenário, os espaços urbanos emergem como lugares estratégicos, como pontos cruciais de interação política, cultural e econômica ao fenômeno capitalista global, assim como de expressão de suas dinâmicas de exclusão e desigualdade. Diferenciadas tanto por sua alta concentração demográfica quanto pela intensidade dos fenômenos que agrega em seu território, as megacidades são afetadas pela rapidez dos fluxos globais que comprimem seus gigantescos espaços e populações. Os novos fluxos, práticas e recursos advindos do movimento global transpassam e envolvem também as megacidades de países do Sul Global, conformando conglomerados urbanos com dinâmicas intensas e contraditórias em termos de oportunidades, desigualdade e mobilidade social. Ao observar o fenômeno urbano no Sul Global propõe-se um recorte analítico de enfoque africano, tendo como objeto central a megacidade de Lagos, Nigéria. A partir da teoria crítica urbana, da percepção da relação entre ajuste espacial global, transição produtiva de regime de acumulação e organização de economias de fluxos, o trabalho se propõe a pensar as formas como esta megacidade se apresenta face ao tipo de dinamismo proposto pelo fenômeno globalizante.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui