$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO E SAÚDE ALIMENTAR COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA
Autor: MICHELE DA SILVA PAGANOTTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RENATO PONTES COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70225
Catalogação:  05/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70225&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70225

Resumo:
O sistema digestório e a educação alimentar são temas essenciais no âmbito da educação, tendo um impacto significativo na saúde geral das pessoas. Compreender como o corpo processa os alimentos e a relevância de uma dieta equilibrada pode ser fundamental para a manutenção da saúde pública (Talamoni e Caldeira, 2017). No cenário da Educação de Jovens e Adultos (EJA), abordar esses tópicos é particularmente relevante, pois muitos alunos lidam com questões de saúde decorrentes de hábitos alimentares inadequados (Silva, 2015). Este trabalho visa explorar uma estratégia didático-metodológica para o ensino de Biologia na EJA, utilizando oficinas pedagógicas como ferramenta para abordar o sistema digestivo e a saúde alimentar. Foi realizado um levantamento bibliográfico que abrangeu temas como o ensino de Biologia, o sistema digestório, a educação alimentar, e a EJA dentro do contexto educacional, além das oficinas pedagógicas como método de ensino. A partir dessa pesquisa, foi desenvolvida uma proposta de oficina pedagógica focada no sistema digestório e na saúde alimentar para alunos da EJA. A referida oficina foi aplicada em uma turma de EJA, com a intenção de que os alunos desenvolvam um entendimento mais aprofundado sobre o funcionamento desse sistema e maior consciência sobre suas escolhas alimentares, promovendo assim a possibilidade de mudanças em seus hábitos. Os resultados da pesquisa indicaram que as oficinas pedagógicas são uma boa ferramenta para a educação de jovens e adultos, pois criam um ambiente de aprendizado que se relaciona diretamente com a vida dos estudantes. A pesquisa mostra também a relevância dos temas com turmas de EJA, possibilitando que os alunos desenvolvam uma compreensão mais sólida da importância de uma alimentação saudável, integrando esses hábitos em suas vidas e influenciando suas famílias e círculos sociais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui