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Coleção Digital
Título: OBSERVAÇÃO DE AVES NO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Autor: GABRIELLY SILVA DE O BAHIENSE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BRUNO CUNHA VAIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70224
Catalogação: 05/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70224&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70224
Resumo:
Título: OBSERVAÇÃO DE AVES NO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Autor: GABRIELLY SILVA DE O BAHIENSE
Nº do Conteudo: 70224
Catalogação: 05/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70224&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70224
Resumo:
No século XIX, Lamarck e Darwin propuseram teorias importantes para a Biologia. Lamarck apresentou leis sobre o uso e desuso de características e a transmissão dos caracteres adquiridos, que foram refutadas posteriormente pela genética. Darwin introduziu a Seleção Natural, pela qual características vantajosas seriam selecionadas ao longo do tempo. No século XX, surgiu a Teoria Sintética da Evolução, unificando conhecimentos biológicos. A despeito de sua importância, o ensino da evolução enfrenta desafios em todos os níveis educacionais, e a abordagem interdisciplinar é importante. A compreensão do tema é dificultada por concepções conflitantes e obstáculos religiosos. Pesquisas e recursos inovadores são necessários para superar essas dificuldades e ensinar a evolução de forma mais ampla e profunda. Dentro desta perspectiva, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) desempenha várias funções significativas. Além de ser um museu vivo com uma vasta coleção de plantas nativas e exóticas, o JBRJ conduz pesquisas em Botânica e promove iniciativas de educação ambiental. O JBRJ abriga uma diversidade ecológica e biológica substancial de animais, sendo um importante local de observação de avifauna no estado, contendo, aproximadamente, 182
espécies de aves, distribuídas em 43 famílias e 18 ordens. A observação de aves pode ser usada como ferramenta educacional para abordar conteúdos de ciências, como evolução, seleção natural, biodiversidade e importância ecossistêmica. Neste trabalho, a proposta é desenvolver um conjunto de aulas que utilizem a prática de observação de aves no JBRJ para auxiliar o ensino de evolução e seleção natural.
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