$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PRIMEIRA GERAÇÃO DA FAMÍLIA NA UNIVERSIDADE: EXPECTATIVAS, SUPORTE E DESAFIOS À PERMANÊNCIA
Autor: LAISA AZEVEDO ESTEVES DE BARROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDREA SEIXAS MAGALHAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70221
Catalogação:  05/05/2025 Liberação: 27/03/2026 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70221&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70221&idi=2

Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o papel da família na construção do projeto profissional de jovens pertencentes à primeira geração da família a ingressar no Ensino Superior. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual foram entrevistados 3 homens e 5 mulheres, estudantes bolsistas de uma instituição privada do Rio de Janeiro, com idade entre 18 e 30 anos e residentes na região Metropolitana do Rio de Janeiro. Foi utilizado o método de análise de conteúdo para análise dos dados. Emergiram cinco categorias principais: vai ficar milionário!: expectativas familiares; eu quero é reformar essa casa inteira: reparação social como forma de lealdade familiar; suporte familiar na universidade; diferenciação e pertencimento; desafios da permanência na universidade. As discussões dos resultados serão apresentadas em três artigos. Constatou-se que é a partir da relação com a sua rede de apoio, sobretudo as famílias, que os jovens constroem seus projetos profissionais, incluindo tanto as motivações e as expectativas pelo ingresso no Ensino Superior, como o significado do valor do trabalho e da formação universitária. Observou-se que, apesar de a família estar presente em diferentes etapas da rotina acadêmica dos jovens, há limitações de apoio oferecido, relacionados à falta de conhecimento dos familiares sobre experiência universitária e às dificuldades de suprir financeiramente os custos da formação acadêmica. Para além disso, nota-se que as redes de apoio mais extensas, como colegas de turma, corpo docente e serviços de apoio ao estudante, são fundamentais para o acolhimento e oferecimento de orientações aos jovens na trajetória acadêmica, suplementando o apoio recebido da família.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui