XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PRIMEIRA GERAÇÃO DA FAMÍLIA NA UNIVERSIDADE: EXPECTATIVAS, SUPORTE E DESAFIOS À PERMANÊNCIA Autor: LAISA AZEVEDO ESTEVES DE BARROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREA SEIXAS MAGALHAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70221
Catalogação: 05/05/2025 Liberação: 27/03/2026 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70221&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70221&idi=2
Resumo:
Título: PRIMEIRA GERAÇÃO DA FAMÍLIA NA UNIVERSIDADE: EXPECTATIVAS, SUPORTE E DESAFIOS À PERMANÊNCIA Autor: LAISA AZEVEDO ESTEVES DE BARROS
Nº do Conteudo: 70221
Catalogação: 05/05/2025 Liberação: 27/03/2026 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70221&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70221&idi=2
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o papel da família na
construção do projeto profissional de jovens pertencentes à primeira geração da
família a ingressar no Ensino Superior. Foi realizada uma pesquisa de natureza
qualitativa, na qual foram entrevistados 3 homens e 5 mulheres, estudantes bolsistas
de uma instituição privada do Rio de Janeiro, com idade entre 18 e 30 anos e
residentes na região Metropolitana do Rio de Janeiro. Foi utilizado o método de
análise de conteúdo para análise dos dados. Emergiram cinco categorias principais:
vai ficar milionário!: expectativas familiares; eu quero é reformar essa casa
inteira: reparação social como forma de lealdade familiar; suporte familiar na
universidade; diferenciação e pertencimento; desafios da permanência na
universidade. As discussões dos resultados serão apresentadas em três artigos.
Constatou-se que é a partir da relação com a sua rede de apoio, sobretudo as
famílias, que os jovens constroem seus projetos profissionais, incluindo tanto as
motivações e as expectativas pelo ingresso no Ensino Superior, como o significado
do valor do trabalho e da formação universitária. Observou-se que, apesar de a
família estar presente em diferentes etapas da rotina acadêmica dos jovens, há
limitações de apoio oferecido, relacionados à falta de conhecimento dos familiares
sobre experiência universitária e às dificuldades de suprir financeiramente os custos
da formação acadêmica. Para além disso, nota-se que as redes de apoio mais
extensas, como colegas de turma, corpo docente e serviços de apoio ao estudante,
são fundamentais para o acolhimento e oferecimento de orientações aos jovens na
trajetória acadêmica, suplementando o apoio recebido da família.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |