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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: HETEROGENEIDADE NEUROPSICOLÓGICA DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS EM UMA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Autor: VALKIRIA DOS ANJOS F S DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HELENICE CHARCHAT FICHMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70216
Catalogação: 05/05/2025 Liberação: 05/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70216&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70216&idi=2
Resumo:
Título: HETEROGENEIDADE NEUROPSICOLÓGICA DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS EM UMA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Autor: VALKIRIA DOS ANJOS F S DA SILVA
Nº do Conteudo: 70216
Catalogação: 05/05/2025 Liberação: 05/05/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70216&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70216&idi=2
Resumo:
Os Transtornos do Neurodesenvolvimento (TND) têm início na infância, e
afetam o funcionamento cognitivo, comportamental e socioemocional. As
dificuldades na identificação inicial dos sintomas pelos cuidadores, bem como a
grande variabilidade nos perfis cognitivos observados nessas crianças, são alguns
dos principais desafios enfrentados por psicólogos e psiquiatras para realizar um
diagnóstico preciso. Para contribuir com esse entendimento, esta dissertação
investigou, em dois estudos complementares, fatores envolvidos na busca por
atendimento psiquiátrico e a heterogeneidade cognitiva desses transtornos. O
primeiro estudo analisou o perfil de queixas subjetivas iniciais (QSI) relatadas por
cuidadores de crianças e adolescentes atendidos em um ambulatório psiquiátrico,
explorando sua relação com os diagnósticos de TND e transtornos de ansiedade.
Dificuldades de aprendizagem foram as queixas mais frequentes (42,6 por cento), seguidas
por hiperatividade/impulsividade (41 por cento) e comportamentos desafiadores/opositivos
(39,3 por cento). Além disso, padrões restritos/repetitivos e inflexibilidade distinguiram
indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) daqueles com Transtorno do
Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) ou Transtorno do Desenvolvimento
Intelectual (TDI). O segundo estudo explorou a heterogeneidade intelectual em
crianças e adolescentes com TDAH, TEA e/ou TDI, por meio de testes
neuropsicológicos. Uma análise hierárquica de clusters revelou três perfis distintos:
Desempenho Cognitivo Preservado (DCP), Inferior à Média (IM) e Rebaixamento
Global (RG), diferenciando-se pelo grau de prejuízo cognitivo. ANOVAs
indicaram diferenças significativas nos escores de quociente intelectual e nas
medidas cognitivas analisadas (p menor ou igual .001) entre os três grupos. Enquanto pacientes
com TEA e/ou TDAH se distribuíram entre DCP e IM, o grupo RG foi composto
majoritariamente por crianças com TDI. Os achados reforçam a necessidade de
intervenções direcionadas tanto para sintomas externalizantes, que tendem a ser
mais percebidos pelos cuidadores, quanto psicoeducação sobre sintomas
internalizantes, que podem passar despercebidos. Ainda, a identificação de perfis
neuropsicológicos que se distinguem a partir do grau de prejuízo evidencia a
heterogeneidade cognitiva nos TND, auxiliando no planejamento de estratégias
terapêuticas mais adequadas de acordo com o funcionamento cognitivo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |