$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: HETEROGENEIDADE NEUROPSICOLÓGICA DOS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS EM UMA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Autor: VALKIRIA DOS ANJOS F S DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HELENICE CHARCHAT FICHMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70216
Catalogação:  05/05/2025 Liberação: 05/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70216&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70216&idi=2

Resumo:
Os Transtornos do Neurodesenvolvimento (TND) têm início na infância, e afetam o funcionamento cognitivo, comportamental e socioemocional. As dificuldades na identificação inicial dos sintomas pelos cuidadores, bem como a grande variabilidade nos perfis cognitivos observados nessas crianças, são alguns dos principais desafios enfrentados por psicólogos e psiquiatras para realizar um diagnóstico preciso. Para contribuir com esse entendimento, esta dissertação investigou, em dois estudos complementares, fatores envolvidos na busca por atendimento psiquiátrico e a heterogeneidade cognitiva desses transtornos. O primeiro estudo analisou o perfil de queixas subjetivas iniciais (QSI) relatadas por cuidadores de crianças e adolescentes atendidos em um ambulatório psiquiátrico, explorando sua relação com os diagnósticos de TND e transtornos de ansiedade. Dificuldades de aprendizagem foram as queixas mais frequentes (42,6 por cento), seguidas por hiperatividade/impulsividade (41 por cento) e comportamentos desafiadores/opositivos (39,3 por cento). Além disso, padrões restritos/repetitivos e inflexibilidade distinguiram indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) daqueles com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) ou Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). O segundo estudo explorou a heterogeneidade intelectual em crianças e adolescentes com TDAH, TEA e/ou TDI, por meio de testes neuropsicológicos. Uma análise hierárquica de clusters revelou três perfis distintos: Desempenho Cognitivo Preservado (DCP), Inferior à Média (IM) e Rebaixamento Global (RG), diferenciando-se pelo grau de prejuízo cognitivo. ANOVAs indicaram diferenças significativas nos escores de quociente intelectual e nas medidas cognitivas analisadas (p menor ou igual .001) entre os três grupos. Enquanto pacientes com TEA e/ou TDAH se distribuíram entre DCP e IM, o grupo RG foi composto majoritariamente por crianças com TDI. Os achados reforçam a necessidade de intervenções direcionadas tanto para sintomas externalizantes, que tendem a ser mais percebidos pelos cuidadores, quanto psicoeducação sobre sintomas internalizantes, que podem passar despercebidos. Ainda, a identificação de perfis neuropsicológicos que se distinguem a partir do grau de prejuízo evidencia a heterogeneidade cognitiva nos TND, auxiliando no planejamento de estratégias terapêuticas mais adequadas de acordo com o funcionamento cognitivo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui