$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: EDUCAÇÃO E ENTRETENIMENTO NO TIKTOK: ESTRATÉGIAS DE CRIADORES DE CONTEÚDO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Autor: PEDRO BARROSO DO NASCIMENTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70210
Catalogação:  05/05/2025 Liberação: 05/05/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70210&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70210&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70210

Resumo:
O TikTok é uma das redes sociais mais populares no Brasil, sendo amplamente utilizado por diferentes faixas etárias para consumo de entretenimento e informação. Considerando essa dinâmica no cenário digital brasileiro, este estudo investiga como criadores de conteúdo com formação em ciências biológicas utilizam o TikTok para ensinar conceitos científicos, explorando as estratégias adotadas por eles para equilibrar educação e engajamento na plataforma, levando em consideração as limitações do formato da rede na profundidade do conhecimento apresentado. Para isso, foram analisados vídeos de três grandes criadores brasileiros, Yago Stephano, Ana e Matheus Mesquita, além de uma entrevista com Yago Stephano, buscando compreender sua percepção sobre os desafios e potencialidades do TikTok como ferramenta de ensino. Os resultados indicam conteúdos variados entre os criadores, de explicações de vídeos virais a observações no microscópio e que o uso de humor e referências a cultura pop são estratégias central para aumentar o engajamento do público. No entanto, a necessidade de adaptar os conteúdos às exigências do algoritmo pode levar à superficialização e limitação da variedade de temas abordados. Conclui-se que, apesar dos desafios, o TikTok se mostra uma ferramenta relevante para a divulgação científica, tornando conceitos complexos mais acessíveis a uma ampla audiência.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui