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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MARCAS IMPORTAM? UMA NOVA ABORDAGEM NA RELAÇÃO ENTRE O VALOR DA MARCA E O VALOR DA EMPRESA Autor: RICARDO RODRIGUEZ WHATELY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
MARCELO CABUS KLOTZLE - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70199
Catalogação: 02/05/2025 Liberação: 02/05/2025 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70199&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70199&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70199
Resumo:
Título: MARCAS IMPORTAM? UMA NOVA ABORDAGEM NA RELAÇÃO ENTRE O VALOR DA MARCA E O VALOR DA EMPRESA Autor: RICARDO RODRIGUEZ WHATELY
MARCELO CABUS KLOTZLE - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70199
Catalogação: 02/05/2025 Liberação: 02/05/2025 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70199&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70199&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70199
Resumo:
Este estudo investiga a relação entre o valor da marca e o valor da empresa,
introduzindo uma nova métrica, denominada relevância do valor da marca, valor
da marca dividido pelo valor de mercado. O objetivo foi determinar se empresas
com alta relevância de marca superam aquelas com baixa relevância. Analisamos
dados do ranking de marcas US 500 da Brand Finance e ações da NYSE e
NASDAQ (2013-2023), utilizando o modelo de 5 fatores de Fama & French.
Contrariando as expectativas, não encontramos diferença significativa no
desempenho entre as carteiras de alta e baixa relevância, e ambas ficaram abaixo
do mercado. No entanto, em linha com pesquisas anteriores, o portfólio total de
empresas com marcas fortes superou o mercado e mostrou menor volatilidade.
Incorporamos uma análise pela classificação de segmentos TRBC, revelando como
a relevância da marca varia entre setores. Essa abordagem revelou que empresas
com alta relevância de marca apresentaram maior volatilidade do que aquelas com
baixa relevância. O novo fator relevância do valor da marca abre novas
possibilidades de estudos, aprofundando a compreensão da relação entre valor de
marca e valor da firma.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |