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Título: MARCAS IMPORTAM? UMA NOVA ABORDAGEM NA RELAÇÃO ENTRE O VALOR DA MARCA E O VALOR DA EMPRESA
Autor: RICARDO RODRIGUEZ WHATELY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
MARCELO CABUS KLOTZLE - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 70199
Catalogação:  02/05/2025 Liberação: 02/05/2025 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70199&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70199&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70199

Resumo:
Este estudo investiga a relação entre o valor da marca e o valor da empresa, introduzindo uma nova métrica, denominada relevância do valor da marca, valor da marca dividido pelo valor de mercado. O objetivo foi determinar se empresas com alta relevância de marca superam aquelas com baixa relevância. Analisamos dados do ranking de marcas US 500 da Brand Finance e ações da NYSE e NASDAQ (2013-2023), utilizando o modelo de 5 fatores de Fama & French. Contrariando as expectativas, não encontramos diferença significativa no desempenho entre as carteiras de alta e baixa relevância, e ambas ficaram abaixo do mercado. No entanto, em linha com pesquisas anteriores, o portfólio total de empresas com marcas fortes superou o mercado e mostrou menor volatilidade. Incorporamos uma análise pela classificação de segmentos TRBC, revelando como a relevância da marca varia entre setores. Essa abordagem revelou que empresas com alta relevância de marca apresentaram maior volatilidade do que aquelas com baixa relevância. O novo fator relevância do valor da marca abre novas possibilidades de estudos, aprofundando a compreensão da relação entre valor de marca e valor da firma.

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