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Título: BRANDING GASTRONÔMICO NO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA SOBRE OS OLHARES DO GESTOR E DO CONSUMIDOR
Autor: GABRIELA BADIANI GIBIER DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70169
Catalogação:  29/04/2025 Liberação: 30/04/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70169&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70169&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70169

Resumo:
Esta dissertação apresenta estudo sobre a interação entre as intenções narrativas dos proprietários de restaurantes no Rio de Janeiro, o branding estabelecido para as marcas dos restaurantes e a percepção dos consumidores, utilizando a semiótica como ferramenta analítica para compreender como esses elementos afetam o sucesso dos estabelecimentos no setor gastronômico da cidade, especificamente na Zona Sul. A pesquisa foca em três restaurantes: Jobi, Tapí e Tissai, com o intuito de identificar as práticas de branding estabelecidas e como elas influenciam a experiência do consumidor. Para isso, utilizou-se o modelo de projeto de marca proposto por Semprini (2010), a fim de comparar o projeto e as manifestações das marcas dos restaurantes. Foram realizadas entrevistas em profundidade com proprietários de restaurantes e clientes para coletar dados e analisar as diferentes perspectivas sobre as marcas. A aplicação da semiótica discursiva no estudo de marcas, embora não seja recente, ainda é subexplorada e oferece um grande potencial para otimizar práticas de marketing. A presente pesquisa, portanto, oferece uma abordagem que pode enriquecer a literatura acadêmica da área de gestão de marcas. Do ponto de vista gerencial, a pesquisa forneceu insights práticos para aprimorar a conexão entre as marcas e o consumidor, colaborando para a satisfação do cliente e a competitividade das marcas no mercado.

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