$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A INTERAÇÃO ENTRE O DOMÉSTICO E O INTERNACIONAL EM DIREITOS HUMANOS: O CASO DA ARGENTINA E DO CHILE PÓS-DITADURAS MILITARES
Autor: ANA FEFER DE MORAES MORGADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIEL MAURICIO CAVALCANTI DE ARAGÃO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70106
Catalogação:  28/04/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70106&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70106

Resumo:
O objetivo desta monografia é analisar a evolução das questões sobre direitos humanos dos anos 70 até os dias de hoje, onde para isso, analisamos os casos da Argentina e do Chile em relação às ditaduras militares. Vemos que a interação entre o âmbito doméstico dos Estados e o sistema internacional foram fundamentais neste processo evolutivo. Com isso, o princípio da soberania vem perdendo força quando tratamos de direitos humanos, este perdeu espaço para a legislação internacional sobre o tema, que se coloca hierarquicamente acima da legislação interna dos Estados. Nos anos 90 tivemos o surgimento de uma justiça transacional, que através de tribunais transacionais, passou a julgar graves violações de direitos humanos. Para que esta evolução ocorresse, podemos avaliar através deste trabalho, que em alguns momentos da história, as questões internas dos Estados tiveram um papel fundamental para que mudanças fossem implementadas no sistema internacional. Já em outras situações, foi o sistema internacional que levou os Estados a promoverem mudanças internas no que diz respeito aos direitos humanos. Os casos das violações de direitos humanos na Argentina e no Chile mostram perfeitamente este processo e deixam clara esta interação entre o doméstico e o internacional em relação aos direitos humanos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui