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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO, PODER E INSERÇÃO INTERNACIONAL Autor: RODRIGO BODSTEIN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO FRANKLIN ABELARDO PONTES NOGUEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70096
Catalogação: 25/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70096&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70096&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70096
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO, PODER E INSERÇÃO INTERNACIONAL Autor: RODRIGO BODSTEIN
Nº do Conteudo: 70096
Catalogação: 25/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70096&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70096&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70096
Resumo:
Esta monografia se propõe a estudar a relação entre educação, poder e inserção internacional, através de uma abordagem foucauldiana, observando a inserção através do nível micro, do indivíduo e das populações. Será analisada a relação do humano com o internacional dentro de um contexto de uma economia informacional global, que estabelece hierarquias e mecanismos de inclusão a partir do domínio que os indivíduos têm de determinados conhecimentos. Isto será abordado
com relação ao trabalho, à sociedade, aos exames, às instituições internacionais que influenciam o regime de governamentabilidade global e ao sistema produtivo. Ao buscar responder a pergunta Como a educação pode influenciar a inserção internacional no sistema produtivo global contemporâneo? será avaliado o argumento de que a educação se tornou elemento articulador entre biopolítica e poder disciplinar e mecanismo para o gerenciamento de populações dentro dos fluxos de saber e poder globais, influenciando a inserção de regiões e coletividades no plano internacional, dentro de uma economia que colocou o conhecimento e a informação no centro do processo produtivo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
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