$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: EDUCAÇÃO, PODER E INSERÇÃO INTERNACIONAL
Autor: RODRIGO BODSTEIN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO FRANKLIN ABELARDO PONTES NOGUEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70096
Catalogação:  25/04/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70096&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70096&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70096

Resumo:
Esta monografia se propõe a estudar a relação entre educação, poder e inserção internacional, através de uma abordagem foucauldiana, observando a inserção através do nível micro, do indivíduo e das populações. Será analisada a relação do humano com o internacional dentro de um contexto de uma economia informacional global, que estabelece hierarquias e mecanismos de inclusão a partir do domínio que os indivíduos têm de determinados conhecimentos. Isto será abordado com relação ao trabalho, à sociedade, aos exames, às instituições internacionais que influenciam o regime de governamentabilidade global e ao sistema produtivo. Ao buscar responder a pergunta Como a educação pode influenciar a inserção internacional no sistema produtivo global contemporâneo? será avaliado o argumento de que a educação se tornou elemento articulador entre biopolítica e poder disciplinar e mecanismo para o gerenciamento de populações dentro dos fluxos de saber e poder globais, influenciando a inserção de regiões e coletividades no plano internacional, dentro de uma economia que colocou o conhecimento e a informação no centro do processo produtivo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui