$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ENTRE O CURRÍCULO OFICIAL E A PRÁTICA DOCENTE: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA DITADURA MILITAR E SUA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Autor: YASMIM VICTORIA DA ROSA VILELA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70092
Catalogação:  25/04/2025 Liberação: 25/04/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70092&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70092

Resumo:
Este trabalho monográfico analisa o currículo oficial de História durante a ditadura militar no Brasil, com enfoque nas diretrizes previstas na Lei 5.692/71 e suas implicações para a formação dos professores. A pesquisa investiga como o currículo foi estruturado para atender aos interesses do regime autoritário, utilizando disciplinas como Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil para fortalecer os ideais de segurança nacional e conformidade. Por meio de revisão bibliográfica e análise documental, discute-se o papel do currículo como instrumento de controle ideológico, destacando a exclusão de temas relacionados à democracia, movimentos sociais e direitos humanos. O estudo contribui para a compreensão do impacto dessas políticas educacionais na prática docente e no ensino.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui