XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ENTRE O CURRÍCULO OFICIAL E A PRÁTICA DOCENTE: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA DITADURA MILITAR E SUA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO Autor: YASMIM VICTORIA DA ROSA VILELA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70092
Catalogação: 25/04/2025 Liberação: 25/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70092&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70092
Resumo:
Título: ENTRE O CURRÍCULO OFICIAL E A PRÁTICA DOCENTE: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NA DITADURA MILITAR E SUA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO Autor: YASMIM VICTORIA DA ROSA VILELA
Nº do Conteudo: 70092
Catalogação: 25/04/2025 Liberação: 25/04/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70092&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70092
Resumo:
Este trabalho monográfico analisa o currículo oficial de História durante a ditadura militar no Brasil, com enfoque nas diretrizes previstas na Lei 5.692/71 e suas implicações para a formação dos professores. A pesquisa investiga como o currículo foi estruturado para atender aos interesses do regime autoritário, utilizando disciplinas como Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil para fortalecer os ideais de segurança nacional e conformidade. Por meio de revisão bibliográfica e análise documental, discute-se o papel do currículo como instrumento de controle ideológico, destacando a exclusão de temas relacionados à democracia, movimentos sociais e direitos humanos. O estudo contribui para a compreensão do impacto dessas políticas educacionais na prática docente e no ensino.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |