$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: AS OPERAÇÕES DE PAZ DA ONU NO HAITI: SUCESSO OU FRACASSO?
Autor: TAMARA MILSZTAJN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MONICA HERZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 70064
Catalogação:  16/04/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=70064&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70064

Resumo:
O presente trabalho discute os sucessos e as falências das Operações de Paz da ONU no Haiti, analisando se a missão atual, a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH) é capaz de resolver os dilemas do Estado haitiano. Utilizando a teoria de Robert Jackson, esse trabalho considera o Haiti um quase-Estado, ou seja, uma entidade que existe em termos jurídicos, mas não empíricos, e tenta analisar porque o Haiti historicamente nunca chegou a se constituir enquanto um Estado. Além disso, também é realizada uma análise do surgimento das operações de paz da ONU e evolução das mesmas em operações de paz multidimensionais e como a MINUSTAH faz parte de tal processo. Esse estudo examina ainda porque as intervenções da comunidade internacional, realizadas entre 1990 e 2000, falharam no Haiti, como a MINUSTAH difere das operações anteriores e quais são os seus feitos até o dado momento. O presente trabalho acredita que os problemas no Haiti possuem raízes históricas e situam-se não só na esfera político-militar, mas também nas esferas sociais e econômicas. Assim, a visão expressa nesse estudo é que a comunidade internacional deve ter um engajamento a longo-prazo no Haiti e levar a cabo um processo de state-building, focando-se no desenvolvimento econômico, nos problemas específicos desse país e inserindo as organizações comunitárias haitianas nesse processo. Uma paz duradoura só será alcançada com a reconstrução das instituições do quase-Estado haitiano.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui